Jornal Estado de Minas

PATRIMÔNIO

PBH inicia hoje retirada de estátuas de escritores para restauração

 

Dois grandes escritores mineiros saem temporariamente da cena urbana de Belo Horizonte prometendo voltar firmes, fortes e revigorados. Na manhã desta segunda-feira (7/11), foram retiradas, para restauração, as esculturas de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), que tem celebrados em 2022 os 120 anos de nascimento, e de Pedro Nava (1903-1984). A dupla em tamanho real e eternizada em bronze fica na Praça do Encontro, na esquina das ruas Goiás e Bahia, no Centro.





 

De acordo informações da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o trabalho de retirada e restauração serão acompanhados pelo artista Leo Santana, que esculpiu as peças. Conduzidas à empresa Ana Vladia, responsável pela fundição artística, as estátuas receberão intervenções como solda, remoção da oxidação desgastada e nova pátina na superfície.

 

Também nesta segunda-feira, com acompanhamento da secretária Municipal de Cultural, Eliane Parreiras, e da presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, foi retirada do interior da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul, a estátua do escritor Murilo Rubião (1916-1991), autor de obras como “O pirotécnico Zacarias”.

A peça foi vandalizada, quando exposta no gramado diante da biblioteca, e recolhida, ficando no local apenas uma placa de sinalização. Os serviços de restauração da estátua de Murilo Rubião incluem revitalização, remoção da oxidação desgastada e nova pátina.





 

Nova retirada 

Para amanhã (8/11), está prevista a retirada das estátuas de Henriqueta Lisboa (1901-1985), monumento localizado diante do prédio em que ela morou até a morte, na Rua Pernambuco, na Savassi, na Região Centro-Sul de BH, e do jornalista e escritor Roberto Drummond (1933-2002), também na Savassi.

 

Em 10 de setembro, o Estado de Minas mostrou a situação dos monumentos e a mobilização de integrantes da Academia Mineira de Letras (AML) e da Rua da Literatura (livrarias da Rua Fernandes Tourinho) pedindo às autoridades maior zelo com o patrimônio e maior segurança nos locais.

 

“Atos de vandalismos são absurdas, disse o presidente da AML, Rogério Tavares. “As cidades são um conjunto de memórias e afeto. Precisamos cultuar esse a cultura e, de forma especial, as pessoas que fizeram tão bem à cidade. Henrique Lisboa cantou BH em prosa e verso. Seu legado é inestimável e merece todo apreço e estima", disse Tavares, que solicitou restauro para a peça e reforço na segurança para protegê-la. 





Carlos Drummond

Em Belo Horizonte, a programação celebrativa dos 120 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade prevê outras ações. Segundo informações da PBH, a capital receberá no próximo mês uma réplica do monumento de Drummond existente no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ). Além disso, a Prefeitura realizará saraus temáticos de poesia e ações educativas sobre o patrimônio. 

Patrimônio em obra 

Conheça as estátuas de escritores nas ruas e praças de BH, todas feitas pelo escultor Leo Santana, que serão restauradas:

 

Pedro Nava e Carlos Drummond de Andrade de Andrade: Ficam na Praça do Encontro, na Rua Goiás com Rua da Bahia, no Centro. Esculturas em bronze, de 2003, tamanho natural Belo Horizonte/MG, 2003. (Bahia com Goiás). Serviço: solda da mão direita e fundição e solda do óculos de Carlos Drummond de Andrade; remoção da oxidação desgastada e nova pátina nas duas esculturas.

 

Henriqueta Lisboa: Praça da Savassi - Homenagem à poeta, tradutora e ensaísta natural de Lambari, no Sul de Minas. Escultura em bronze, tamanho natural, de 2006. Serviço: restauração da escultura com modelagem das duas mãos e do livro, fundição, solda, revitalização, remoção da oxidação desgastada e nova pátina.





 

Roberto Drummond: Na Praça da Savassi , está a homenagem ao escritor e jornalista. Escultura em bronze, tamanho natural, de 2003. Serviço: restauração da escultura, incluindo revitalização, remoção da oxidação desgastada e nova pátina.

 

Murilo Rubião: A peça fica tradicionalmente na Praça da Liberdade, mas no local está apenas uma placa. Escultura em bronze, tamanho natural, de 2010. A estátua, guardada na Biblioteca Pública Estadual, pertence à família do escritor e, no momento, está em processo de doação para a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).