Jornal Estado de Minas

15º FIT

Desfile no compasso da diversidade abre festival de teatro em BH

Um desfile no compasso da diversidade étnica e rítmica nas ruas da capital mineira, antecedido por conversa com escritores, abriu ontem a 15ª edição do Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT BH), que vai até o dia 11. A programação teve início com bate-papo com os escritores Conceição Evaristo e Ailton Krenak, no Teatro Francisco Nunes, pela manhã. Ambos estão entre os homenageados do festival. O fotógrafo Guto Muniz também participa, com uma exposição fotográfica itinerante em um ônibus, que vai rodar a cidade.




 
No início da tarde, o cortejo de abertura levou às ruas representantes de diversas tribos indígenas, que desfilaram na Praça Sete, entre elas, aran, pataxó e aimara, além da Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário e  da Guarda de Moçambique São Vicente Irmandade Estrela do Oriente. O desfile teve o comando de Maurício Tizumba e Marcelo Veronez, e contou ainda com a participação de blocos de carnaval e folia de reis.
A concentração para o cortejo ocorreu no cruzamento da Avenida Amazonas com as ruas São Paulo e Tamoios.  A dispersão foi feita embaixo do Viaduto Santa Tereza. Durante o percurso, desfilaram os blocos Saúde, Tambor Mineiro, Corte Devassa, Como Te Lhama e o grupo Pata de Leão.
 
O tema desta 15ª edição é Raízes – Arte, existência e nossa latinidade e foi elaborado com a curadoria de Andreia Duarte, Marcos Alexandre e Yara de Novaes. O festival reúne mais de 30 espetáculos nacionais e internacionais, encontros, oficinas, ocupações e debates. A programação completa pode ser conferida no Portal Belo Horizonte