Jornal Estado de Minas

CAMPANHA ELEITORAL

SLU recolhe blocos de concreto e resíduos eleitorais em BH

A Superintendência de Limpeza Urbana  de Belo Horizonte (SLU BH) faz nesta segunda-feira (3/10) o recolhimento de blocos de concreto usados para fixar banners eleitorais e resíduos deixados nas ruas, como santinhos. De acordo com o órgão, cerca de 400 profissionais da limpeza foram mobilizados. 





 

Os trabalhos já começaram na noite de ontem (2/10), mas a maior parte da limpeza será realizada hoje. Os resíduos, compostos em sua maioria por cartazes, panfletos, adesivos, copos descartáveis e embalagens de alimentos, serão destinados ao aterro sanitário de Macaúbas, em Sabará.


Nesta manhã, a reportagem flagrou vários blocos de concreto quebrados, com barras de metal no meio, em pontos do Centro de Belo Horizonte. 

 


Esses blocos eram usados para fixar banners de propaganda eleitoral, e deveriam ter sido retirados até as 22h do dia 01/10. Porém, foram apenas quebradas as barras de ferro, que enferrujaram com as chuvas da noite de ontem (2/10) (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

 

Os artigos fazem parte de propaganda política e foram colocados pelas equipes dos candidatos que, durante a campanha, tinham a obrigação de realizar o recolhimento, sob pena de multa aplicada  pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), em caso de descumprimento.

Como os materiais foram abandonados na rua e apresentam riscos para motoristas e pedestres, a SLU informou que está recolhendo esses blocos para evitar acidentes. Nesta tarde, a superintendência fará um levantamento de quanto lixo foi retirado das ruas de Belo Horizonte.