Jornal Estado de Minas

TOMBAMENTO

Mineração: manifestantes projetam frases de protesto na Serra do Curral

O grupo “Tira o pé da minha serra” projetou mensagens de protesto contra a mineração na Serra do Curral no início da noite desta quarta-feira (21/9). No paredão rochoso próximo à Praça do Papa, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, frases críticas ao governador Romeu Zema (Novo) figuravam entre as projeções.





“Tira o pé da minha serra” e um anúncio ironizando a ‘venda’ do cartão-postal da capital estavam entre as projeções. O protesto aconteceu diante das manifestações recentes do governo estadual a respeito da mineração na Serra do Curral.

“É uma coisa impressionante, pediram para adotar o calendário da Tamisa. O que a gente tem visto é o governo do estado trabalhando como advogado da mineradora”, disse o professor da UFMG e membro do “Tira o pé da minha serra”, Roberto Andrés.

Nesta quarta-feira, Romeu Zema publicou em rede social que o governo estadual trabalha pela proteção da área e citou o tombamento provisório como forma de preservação. A postagem foi criticada por políticos e pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que publicou nota considerando as medidas do governo estadual “insuficientes”.





Leia mais: Serra do Curral vira tema na disputa eleitoral e une ataques a Zema

Ainda nesta semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) intimou órgãos estaduais e a Taquaril Mineração S.A. (Tamisa), que recebeu licença para se instalar na serra, a se manifestarem em ação movida pela PBH pedindo a suspensão da decisão que travou a discussão do tombamento da Serra do Curral. O governo estadual respondeu afirmando que é favorável ao prosseguimento das discussões na mesa de negociação criada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
 
Projeção ironiza 'venda' da serra (foto: Artur Souza)