Jornal Estado de Minas

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Mulher é espancada por ex-companheiro ao defender filho adolescente


Uma mulher de 31 anos foi espancada por seu ex-namorado ao tentar defender seu filho de 15 anos, no último sábado (6/8), no bairro Jardim das Oliveiras, em Itabira, na Região Central do estado.
 
Em depoimento, a vítima contou aos policiais que teve um relacionamento de cinco meses com o agressor, tendo terminado o namoro há cerca de dois meses, e que seu filho não aceitava a relação.




 
Segundo a Polícia Militar (PM), o agressor teria chegado muito alterado na casa querendo agredir o adolescente, que foi defendido por sua mãe. O homem então começou a agredir a vítima com socos e pontapés. Além disso, antes de deixar o local, o autor teria ameaçado a mulher de morte.
 
A PM foi acionada mas,quando chegou ao local, o homem já havia deixado a casa. Os militares fizeram buscas na região mas não encontraram o suspeito.
 
A vítima foi encaminhada para o pronto-socorro da cidade, com traumas no rosto e suspeita de fratura no nariz. Ela foi submetida a exames para apurar a gravidade dos ferimentos.
 

Feminicídio em Itabira

Um caso de feminicídio chocou a cidade de Itabira no último mês de julho. No último dia 13/7 o corpo de Rayssa Aparecida Ferreira Araújo, de 18 anos, foi encontrado em uma estrada de terra próxima à rodovia MGC-120, no Bairro Praia, com ferimentos causados por pedradas nas mãos e cabeça.




 
O ex-companheiro de Rayssa, Francisco Gergley Gonçalves Bezerra, de 30 anos, confessou ter matado a jovem na frente da filha do casal, de apenas 3 anos, após uma discussão causada por ciúmes do homem após ler mensagens no celular da vítima.
 

O que é relacionamento abusivo?

Os relacionamentos abusivos contra as mulheres ocorrem quando há discrepância no poder de um em relação ao outro. Eles não surgem do nada e, mesmo que as violências não se apresentem de forma clara, os abusos estão ali, presentes desde o início. É preciso esclarecer que a relação abusiva não começa com violências explícitas, como ameaças e agressões físicas.
 
A violência doméstica é um problema social e de saúde pública e, que quando se fala de comportamento, a raiz do problema está na socialização. Entenda o que é relacionamento abusivo e como sair dele.




 

Como denunciar violência contra mulheres?

Ligue 180 para ajudar vítimas de abusos.
Em casos de emergência, ligue 190.
 

O que é violência física?

Espancar
Atirar objetos, sacudir e apertar os braços
Estrangular ou sufocar
Provocar lesões
 

O que é violência psicológica?

Ameaçar
Constranger
Humilhar
Manipular
Proibir de estudar, viajar ou falar com amigos e parentes
Vigilância constante
Chantagear
Ridicularizar
Distorcer e omitir fatos para deixar a mulher em dúvida sobre sanidade (Gaslighting)
 

O que é violência sexual?

Estupro
Obrigar a mulher a fazer atos sexuais que causam desconforto 
Impedir o uso de métodos contraceptivos ou forçar a mulher a abortar
Limitar ou anular o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos da mulher
 

O que é violência patrimonial?

Controlar o dinheiro
Deixar de pagar pensão
Destruir documentos pessoais
Privar de bens, valores ou recursos econômicos
Causar danos propositais a objetos da mulher
 

O que é violência moral?

Acusar de traição
Emitir juízos morais sobre conduta
Fazer críticas mentirosas
Expor a vida íntima
Rebaixar por meio de xingamentos que incidem sobre a sua índole