Jornal Estado de Minas

OURO PRETO

Quase 200 presos podem ficar sem assistência em Ouro Preto

Um possível colapso no atendimento em saúde no Presídio de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, foi relatado nessa terça-feira (2/8), em reunião plenária da Câmara Municipal de Ouro Preto.





Um oficio enviado pela direção do presídio ao Legislativo relata que o contrato da técnica de enfermagem foi encerrado no dia 29 de julho, e os cerca de 180 apenados ficariam sem assistência.

O ofício descortina a situação prisional na unidade carcerária que vem atuando de forma precária sem um servidor estadual fixo.
 
No oficio, o diretor geral do presídio, Vanderlei José Vieira Júnior, expõe a conjuntura do serviço de saúde desenvolvido na unidade prisional e apresentou como base a Constituição Federal e a Lei de Execução Penal - LEP 7210/1984 – que dispõe as diretrizes que garantem o direito dos apenados ao atendimento médico, farmacêutico e odontológico.
 
No documento, é dito que há historicamente uma enorme demanda de trabalho e, ao mesmo tempo, um déficit no quadro técnico no Presídio de Ouro Preto. Por isso, sempre foram realizadas articulações entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e as gestões municipais que cedem profissionais da saúde para a unidade prisional.





O objetivo da parceria é atender a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).  
 
O oficio diz que ocorreu a licença à maternidade de uma servidora estadual e em substituição foi alocada de forma informal uma técnica em enfermagem cedida pela prefeitura de Ouro Preto. O contrato de prestação da servidora municipal venceu no dia 29 de julho.
 
“Informamos que a partir do dia 1° de agosto as ações de saúde do presídio de Ouro Preto entrarão em colapso pela ausência de uma técnica de enfermagem. Acrescentamos ainda que não dispomos de enfermeiros e outros profissionais que possam exercer os serviços relativos aos dos técnicos de enfermagem” diz o ofício.

Quase um ano sem profissional definitivo

Indagada pela reportagem do Estado de Minas, o secretário de Saúde, Leandro Moreira, disse que, no ano passado, a diretoria do presídio procurou a Secretaria Municipal de Saúde pedindo apoio provisório.





A Secretaria, por entender a importância do serviço, disponibilizou como acordado, um técnico de enfermagem para dar cobertura no serviço de segunda a sexta-feira por aproximadamente dez meses.
 
“Ao ser cedido o profissional, foi feito um contrato provisório, com início e término, uma vez que a responsabilidade de reposição é do Governo Estadual”, afirma.
 
O secretário diz ainda que, diante do acontecido, o contrato foi prorrogado por mais 15 dias para que a diretoria do presídio, juntamente ao Estado, consigam se organizar e repor esse profissional.

Sejusp

A reportagem do Estado de Minas entrou em contato a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública para saber se já foi contratado um servidor da saúde para atuar dentro do presídio. Em resposta, a Sejusp disse que “em relação aos atendimentos médicos, não há relatos de negligência. Qualquer necessidade de saúde é prontamente encaminhada à rede de atendimento local. E, para agilizar os atendimentos básicos de saúde dentro do presídio, diante da impossibilidade da manutenção da profissional cedida pelo município, a direção da unidade tem articulado, em diálogo com o Judiciário e com o poder municipal, outras possibilidades de contratação”.
 
O secretário ainda destaca que a contratação de profissional definitiva de profissionais da área da saúde é de responsabilidade da Sejusp.