Jornal Estado de Minas

ESTRUTURA A MONTANTE

Obras para eliminação da barragem Ipoema, em Itabira, são iniciadas

Obras para eliminação da barragem Ipoema, das Minas do Meio, em Itabira, na Região Central de Minas Gerais, foram iniciadas nesta quarta-feira (6/7). A estrutura é uma das cinco a montante com conclusão de descaracterização e reintegração ao meio ambiente previstas até o fim deste ano.





Segundo a Vale, 122 postos de trabalho serão gerados durante as obras. As atividades serão executadas em horário comercial para reduzir impactos nas comunidades próximas.

A empresa prevê ainda a umectação das vias de acesso como forma de diminuir a poeira, além do controle da qualidade da água e destinação correta de resíduos. 


A barragem Ipoema deixou de operar em 2019 e tem estrutura supervisionada pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).


“A eliminação é um dos pilares do princípio de garantia de não repetição de rompimentos, como o de Brumadinho”, informou a mineradora. 


Com a obra, a empresa pretende chegar ao fim de 2022 com 40% do total previsto no Programa de Descaracterização, o equivalente a 12 de 30 barragens.


Estruturas em Itabira


Em Itabira, os diques 3 e 4 do Sistema Pontal também estão em obras e têm conclusão prevista até dezembro deste ano. Outras duas estruturas a montante do complexo já foram descaracterizadas: o dique 5, de Pontal (2021), e o dique Rio de Peixe (2020).