Jornal Estado de Minas

SEM CONFIRMAÇÕES

Minas investiga 3 suspeitas de varíola dos macacos; 6 casos são descartados

Minas Gerais investiga três suspeitas da varíola dos macacos. Até a última atualização, divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na sexta-feira (24/6), não havia confirmação da doença em cidades mineiras. No Brasil, são 17 casos comprovados.





Dois dos casos em investigação são de moradores de Belo Horizonte e um de Pará de Minas, Região Centro-Oeste do estado. A SES-MG informa que não divulga detalhes sobre os pacientes para preservar a privacidade e individualidade deles.

Nenhum dos casos suspeitos em Minas têm histórico de viagens para o exterior e não há nenhum caso sintomático dentre os contatos mais próximos. Dentre os casos já confirmados no Brasil, cinco se contaminaram dentro do país, indicando que há transmissão local da doença.

Leia também: Cientistas pressionam por mudança do nome varíola dos macacos 

Além dos três casos em investigação, a SES-MG já descartou a presença do vírus da varíola dos macacos em seis casos suspeitos. Eles foram registrados em dois moradores de Ituiutaba, Ouro Preto, Belo Horizonte, Ribeirão das Neves e Uberlândia.

A varíola dos macacos é causada por um vírus da mesma família do da varíola humana. No entanto, os riscos à saúde provocados pelo ‘monkeypox’ são menores e os sintomas geralmente são leves e desaparecem por conta própria em cerca de três semanas.