Jornal Estado de Minas

VIOLÊNCIA

Escolas e postos de saúde fechados por causa da violência em Além Paraíba

 
A Prefeitura de Além Paraíba decretou o fechamento de escolas e de postos de saúde dos bairros Goiabal e Terra do Santo. Em comunicado divulgado nas redes sociais, a medida foi justificada por causa da violência.




 
Nos últimos dois dias, duas pessoas morreram na região. Uma delas foi Paulo Ricardo de Oliveira, de 23 anos, filho do vereador Paulo Henrique de Oliveira, o Paulinho do Conselho (PTC). 


Foram fechados, segundo a Prefeitura:
- Escola Municipal Anna Mattos de Oliveira, em Goiabal;
- Escola Municipal Antônio Martins Fortes, em Terra do Santo; 
- Creche Maria Costa Araújo, em Goiabal;
- Creche Else de Deus, em Terra do Santo;
- Unidade de Saúde do bairro Goiabal;
- Unidade de Saúde do bairro Terra do Santo;
- CRAS do bairro Goiabal.
 
De acordo com a Prefeitura, a previsão é que estes espaços fiquem fechados apenas nesta terça-feira (21/6), com retorno das atividades na quarta. A reportagem do Estado de Minas buscou contato com a prefeitura para saber se o planejamento segue o divulgado, mas até o fechamento da reportagem não houve retorno.




 
Armas, munição e touca-ninja apreendidos pela polícia (foto: PMMG)
 

Violência na região

No último domingo (19/6), Paulo Ricardo de Oliveira foi assassinado com oito tiros. De acordo com a Polícia Militar, dois homens de touca e roupa pretas chegaram ao bairro Goiabal de carro e abriram fogo contra pessoas que estavam em uma das ruas da região. Paulo foi socorrido pelos moradores de Goiabal e levado ao Hospital São Salvador. No entanto, o rapaz não resistiu aos ferimentos e morreu. 
 
Um homem, de 41 anos, foi baleado na perna e no quadril. A vítima foi socorrida e passa bem. Segundo a PM, 52 cápsulas de 9mm foram encontradas quando chegaram ao local do tiroteio. 
 
Nessa segunda-feira (20/6), uma operação coordenada pela Polícia Civil, com apoio das PMs de Minas Gerais e do Rio de Janeiro e da Polícia Rodoviária Federal, resultou na morte de um rapaz de 22 anos. A ação foi deflagrada para investigar a morte de Paulo Ricardo.
 
As corporações informaram que quando as viaturas chegaram ao bairro Goiabal foram alvos de tiroteio. Na troca de tiros, o homem foi morto. Nenhum policial ficou ferido na ação.
 
De acordo com a PM, foram apreendidos um revólver, uma submetralhadora, diversas munições e toucas-ninja. Ninguém foi preso.