Jornal Estado de Minas

CRIME E MORTE

Homem morre ao tentar furtar cabos da Cemig em BH

Um forte estrondo seguido de apagão assustou moradores de alguns bairros na região nordeste de Belo Horizonte, na madrugada desta segunda-feira (13). A interrupção de fornecimento de energia elétrica durou em torno de 20 minutos.



De acordo com a Polícia Militar, um vigia de subestação da Cemig, no Bairro Palmares, percebeu movimentação no local após uma queda de energia e, ao se dirigir a um ponto da subestação, viu alguns homens correndo e outro caído ao chão, já sem vida. A suspeita é de que ele participava de uma tentativa de furto de cabos de cobre.

Crime recorrente 


No dia 23 de maio, um homem teve queimaduras de segundo grau ao tentar roubar a fiação elétrica do hotel Othon Palace, no Centro de BH. Dois dias depois a sede do Detran-MG, na na mesma região, ficou sem luz

Na quarta-feira (8/6) quatorze pessoas foram presas em Itabira, na Região Central de Minas Gerais, e uma em Nova Lima, na Grande BH, suspeitas de participar de uma organização criminosa especializada em furtos e roubos de cabos e materiais metálicos da mineradora Vale. As prisões foram feitas durante a Operação Anatólia da Polícia Civil. A operação contou com o apoio de 80 policiais civis, além de um helicóptero.

De acordo com o delegado Helton Cota, responsável pela ação, aproximadamente 4 toneladas de cabos de cobre, motores e baterias foram apreendidos. Ainda segundo ele, havia 18 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão a serem cumpridos.

Entre 2019 e 2021, segundo a Cemig, houve 20 quilômetros de cabos de cobre da sua rede subterrânea furtados no hipercentro de Belo Horizonte, ocasionando um prejuízo financeiro estimado em R$3,3 milhões