(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SERRA DO CURRAL

Ambientalistas avaliam hoje riscos em adutora do Rio das Velhas

Especialistas temem que a mineração da Tamisa afete o abastecimento de água. sistema fornece água para 70% da população de BH e 40% da metropolitana


03/06/2022 07:43 - atualizado 03/06/2022 09:09
432

Adutora
Visita técnica será aberta a população (foto: Reprodução/Câmara Municipal de Belo Horizonte)
Ambientalistas farão uma visita técnica à Adutora do Sistema Rio das Velhas, na manhã desta sexta-feira (3/6), para avaliar os riscos à segurança hídrica para o município de Belo Horizonte e Região Metropolitana devido ao empreendimento da mineradora Taquaril Mineração S.A - Tamisa.

O sistema fornece água para cerca de 70% da população de Belo Horizonte e 40% da Região Metropolitana e com o Projeto Complexo Minerário Serra do Taquaril (CMST) pode trazer riscos ao abastecimento de água dos cidadãos.

- Leia: Unesco pode ser alertada sobre risco de destruição da Serra do Curral
 
A visita técnica foi solicitada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). No requerimento, a comissão afirma que o empreendimento é de grande porte e potencial poluidor, o que preocupa os ambientalistas.

Duda Salabert (PDT), vice-presidente da Comissão, afirma que não há um plano de contingência ou de emergência para garantir o abastecimento hídrico da população, em caso de acidentes, e que não existe uma análise técnica de risco, elaborada pela Copasa. 



"Além dos riscos advindos das constantes explosões de dinamite, bem como do tráfego diário de centenas de caminhões carregados de minério sobre a adutora, serão construídas três bacias de contenção de sedimento acima da adutora", diz a vereadora. Duda pontua que, em caso de rompimento, pode haver interrupção do abastecimento hídrico de BH e Região.

A visita técnica será aberta para todas as pessoas. Os ambientalistas recomendam que a população interessada em participar da fiscalização vá até o local de carro, devido ao longo trecho de deslocamento. Além disso, orientam que, se possível, ofereçam carona aos outros cidadãos interessados em colaborar.

A fiscalização acontece a partir de 8:30h e o ponto de encontro é na BICAME, Rua Domingos Rodrigues, nº320, Bairro Olaria, em Nova Lima.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)