Jornal Estado de Minas

PREVISÃO DO TEMPO

Minas tem alertas para baixas temperaturas em todo o território do Estado

Todo o território de Minas Gerais está em alerta para baixas temperaturas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. Os avisos variam entre perigo e perigo potencial para onda de frio, declínio de temperatura e geada. A situação mais crítica é registrada no Sul do Estado, onde a temperatura mínima esperada para esta quarta-feira (18/5) varia entre 0ºC e 3ºC.





Para parte do Sul do Estado, no Triângulo Mineiro e algumas cidades da região Central, o Inmet emitiu alerta de perigo para onda de frio, quando a temperatura é registrada 5º C abaixo da média por período de 3 a 5 dias. O aviso vai até o fim da quarta-feira (18/5).

No extremo Sul do Estado, há perigo de geada, com alerta para risco de perda de plantações. O aviso vai até as 8h de quarta-feira. Em Camanducaia, cidade na região apontada, a temperatura mínima prevista é de - 1ºC.

Em larga faixa que vai desde a Zona da Mata Mineira, passando pela região Central até o Noroeste do Estado, o alerta é para declínio de temperatura maior que 5ºC e vale até as 11h da quinta-feira (19/5).





Faixa de perigo de declínio de temperatura atravessa Minas (foto: Inmet/ Reprodução)
Diante da massa de ar polar que toma boa parte do país e dos alertas emitidos pelo órgão, especialistas alertam para possíveis desinformações que circulam nas redes sociais. O mapa com os alertas e as previsões de cada cidade podem ser consultados no site do Inmet e nas redes sociais do instituto.