Jornal Estado de Minas

DOE SANGUE

Doação de sangue: Hemominas promove caminhada no Parque Municipal de BH

A Fundação Hemoninas, em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e o Detran-MG, promove a caminhada “Juntos Salvamos Vidas”, nesta quinta-feira (19/5), no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. O evento convida os belo-horizontinos a doarem sangue para melhorar a situação dos bancos e chama a atenção para o Maio Amarelo, que alerta a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil em em todo o mundo.





Os  esoques dos tipos O positivo, A negativo, B negativo e  AB negativo estão em estado de alerta. Os tipos A positivo e B positivo estão em estado adequado, por fim, o AB positivo está em situação estável. 

Gráfico sobre os bancos de sangue, apenas o AB positivo está em situação estável (foto: Hemominas/Divulgação)

A Hemominas destaca há queda de 40% nos esoques dos tipos negativos, de forma geral. 


A concentração da caminhada será às 9h, no Teatro Francisco Nunes. A banda do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais estará presente. 



Quem pode doar? Como doar? 


A Fundação Hemominas possui alguns critérios básicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para doação de sangue, de forma que não coloque em risco a saúde do doador, nem a de quem vai receber.



Para doar, basta marcar data e hora no site, e comparecer no endereço Alameda Ezequiel Dias, 321 - Santa Efigênia.


De forma geral, os critérios são: 

O detalhamento desses e de outros critérios podem ser encontrados no site do Hemominas