Jornal Estado de Minas

DENGUE

Sudoeste de Minas registra primeira morte por dengue em 2022

São Roque de Minas é a primeira cidade da Região Sudoeste a registrar uma morte por dengue em Minas Gerais em 2022. Até essa quarta-feira (11/5), 14 óbitos pela doença foram contabilizados no estado, segundo o boletim de arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG).





Piumhi é o município do Sudoeste com mais registros de dengue (1.430), seguido por Passos (1.125), São Sebastião do Paraíso (832), Cássia (413) e Capitólio (332).

Por causa da alta incidência de dengue nas 17 cidades da Superintendência Regional de Saúde de Passos, a SES-MG enviou uma equipe com técnicos, motoristas, veículos e equipamentos para aplicar inseticidas nas localidades.

Para evitar uma epidemia em Minas, equipes da Secretaria realizam força-tarefa em regiões específicas, fazendo visitas domiciliares para o controle e redução do vetor, além de conscientizar a população.

A SRS Passos também mobilizou prefeitos, gestores de saúde e profissionais de epidemiologia para discutir e alinhar um conjunto de ações com o propósito de conter o avanço da dengue na região.

O índice de infestação do mosquito Aedes aegypti é crescente nas cidades mais populosas do Sudoeste: Passos, de 115 mil habitantes, e São Sebastião do Paraíso, de 71 mil habitantes.

Dengue em 2022


Em 2022, Minas Gerais soma 57.684 notificações de dengue, sendo 26.191 casos positivos, 14 óbitos confirmados e 36 mortes em investigação.