Jornal Estado de Minas

POUSO ALEGRE

PM prende trio que aceitava Bolsa Família como pagamento de droga em MG


A Polícia Militar prendeu três pessoas por crime de tráfico de drogas nesta quinta-feira (5/5), em Pouso Alegre, no Sul de Minas. A operação realizada na área central e no bairro São João apreendeu grande quantidade de entorpecentes, como pasta-base de cocaína e pedras de crack, além de dinheiro, aparelhos eletrônicos e celulares.





Em entrevista exclusiva ao portal Terra do Mandu, o tenente Dionísio Corrêa explicou que o trio é formado por dois irmãos e a esposa de um deles.

“São dois irmãos e a esposa de um deles, que se valiam de uma situação de aparente tranquilidade familiar para comercializar entorpecentes. Em uma casa bem longe do bairro São João, onde eles guardavam o peso, uma quantidade considerável de pasta base de cocaína foi apreendida no local”.

“O ponto de comércio no bairro São João, na rua Sabiá, é uma verdadeira fortaleza. Tivemos que usar a força para entrar na residência, toda embarreirada, com grade e de difícil acesso. A gente conseguiu (capturar) a droga de varejo”.

Conforme a PM, os traficantes aceitavam pagamento da droga até com cartões do Bolsa Família - programa da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil. Os militares também encontraram cartões de vale-alimentação com os suspeitos.





“Normalmente os traficantes recebem as drogas de diversas formas, por vezes aparelhos celulares, produtos receptados diversos, ferramentas, só que dessa vez nos surpreendeu que eles estavam recebendo cartões do Bolsa Família, juntamente com a senha, para trocar pela droga. São diversos cartões, com diversas senhas, que efetivamente saem de nossos contribuintes para custear isso”, contou o tenente Dionísio.
 
Drogas foram encontradas com ajuda de cão policial (foto: Polícia Militar )

Cadela ajudou nos trabalhos

Uma cadela da raça pastor alemão ajudou os militares na procura pela droga. Além dos cartões do Bolsa Família e de vale-alimentação, foram apreendidos R$ 15 mil em notas diversas, 1 kg de pasta-base de cocaína, 30 pedras de crack, 8 celulares, 1 aparelho DVR de videomonitoramento, 5 pen-drives, folhas de cheque, anabolizantes diversos e vários outros materiais.

A Polícia ainda achou um caderno com anotações do tráfico desde a entrada da droga até a comercialização e o recebimento do pagamento.
 
“Em uma das cadernetas tem o controle dos cartões de Bolsa Família, da entrada de droga, da entrada de dinheiro, de material produto de furto que era trocado por droga. Então, é uma contabilidade bem rigorosa dos montantes envolvidos”, comentou o tenente Dionísio Corrêa.
 
Conforme a Polícia Militar, é a segunda vez que os suspeitos são presos. Eles foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil.
 
“Já é o segundo cumprimento de mandado de prisão, todos são conhecidos no meio policial, são traficantes contumazes. A gente está tirando vendedores de veneno na sociedade nesse momento”, encerrou o oficial.

(Iago Almeida/Especial ao EM)