Jornal Estado de Minas

FILA E TRANSTORNO

Moradores de Mariana enfrentam demora no atendimento do Detran

Moradores de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, amargam longas filas de espera na unidade de atendimento do Departamento de Trânsito (Detran) da cidade. A espera por atendimento de vistoria veicular tem chegado a dois meses o que tem deixado moradores revoltados com a demora.




 
"Cheguei às 4h da madrugada para tentar ser atendido a partir das 14 horas, quando achei que ia ser atendido, simplesmente o agente da vistoria disse que não tinha mais senha" conta o mecânico, José Claudino, que tenta há dois meses uma vistoria no carro que comprou para que o trâmite da transferência de propriedade seja realizado.
 
Outro morador, Eduardo Henrique, conta que durante os 40 dias que tem ido à unidade de atendimento do Detran de Mariana nunca recebeu senha,  nem um agendamento eletrônico e que o atendimento é feito por ordem de chegada.
 
Na última tentativa feita pelo morador, na quinta-feira (31/3), ele conta que os agentes estavam distribuindo apenas 15 senhas por dia. “Fui várias vezes lá, as pessoas estão deixando o carro dormir por dois dias na fila. Não tenho condições de deixar meu carro lá porque uso para trabalhar, nesse dia devia ter em média uns 30 carros na fila”.




 
A unidade de atendimento do Detran de Mariana, fica próxima à Rodoviária da cidade e, segundo o morador, a fila formada em busca de atendimento tem causado dificuldades de entrada e saída dos ônibus que usam o terminal.
 

O que a Polícia Civil diz

 
De acordo com o delegado da Delegacia Regional da Polícia Civil de Mariana, Cristiano Castelucci Arantes, a demora no atendimento não tem relação com a greve da Polícia Civil.  Segundo o delegado, o que impactou o serviço de vistoria nos últimos meses foi a retirada de um funcionário pela prefeitura.
 
 “A Polícia Civil contava com dois vistoriadores, sendo um da Guarda Municipal cedido pela prefeitura de Mariana e outro vistoriador da Polícia Civil. Agora o setor de emplacamento e vistorias conta apenas com um vistoriador da Polícia Civil”.



Castelucci Arantes afirma que antes da saída do servidor da prefeitura eram feitos 40 atendimentos por dia e que as reclamações sobre as filas já aconteciam com dois vistoriadores. O delegado alega que outro motivo da grande espera é o aumento da demanda por atendimento que vem acontecendo. 

“Há 10 anos a cidade contava com 12 mil veículos e hoje a frota são de 40 mil devido à expansão da mineração na cidade e o número de servidores da Polícia Civil permanece o mesmo. Não vejo uma movimentação do governo de Minas em enviar mais servidores para cá”.

Além da falta de servidores da Polícia Civil, o delegado conta que tanto o mobiliário como computadores estão velhos e estragados o que dificulta o atendimento. “Não temos servidores e nem equipamentos, mas reclamações têm muitas”.




 
Em resposta, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) - órgão responsável pelo Detran - disse à reportagem que os atendimentos na unidade de trânsito de Mariana estão ocorrendo e eventual demora no atendimento acontece em razão do aumento da demanda.
 
Com o objetivo de organizar a fila de espera e dar mais celeridade aos atendimentos, a PCMG estuda a implantação do sistema de agendamento eletrônico e que os casos excepcionais serão analisados pelo delegado responsável.
 
A PCMG não informou à reportagem quando o sistema de agendamento eletrônico será implantado e também não informou se colocará mais servidores da Polícia Civil com atribuições pertinentes ao licenciamento e vistoria de veículos.