Jornal Estado de Minas

PERIGO

Nove turistas ficam ilhados em cachoeira após tromba d'água em Porteirinha

Nove pessoas que passeavam pela região da Cachoeira do Serrado, na cidade de Porteirinha, no Norte de Minas, ficaram ilhadas após uma tromba d’água atingir o local no domingo (13/1).
 
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), junto ao 7º Batalhão de Bombeiros de Minas (BBM) de Montes Claros, foi acionado por volta das 14h da tarde – a ação do resgate durou quatro horas e todas os turistas foram retirados do local com segurança.







Outros 11 viajantes que passavam pela cachoeira também tiveram o caminho interrompido pela tromba d’água e foram orientados pelos bombeiros a sair do local, sem necessidade de socorro.

O primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros Phillipe Ralph Solano atendeu à ocorrência. Ele faz o alerta para que o turista não seja pego de surpresa em casos como o ocorrido em Porteirinha. 

“É importante verificar a previsão do tempo para o local e também para as proximidades”, explica. 

Segundo ele, se for pego em uma tromba d'água, o melhor é buscar o ponto mais alto para se abrigar – Solano também ressalta que tentar atravessar a corrente não é uma opção. “Fique no local mais seguro possível e aguarde a chegada das equipes de resgate. Para aqueles que estão testemunhando a situação, a recomendação é não tentar resgatar ninguém, pois o risco dessa pessoa se tornar mais uma vítima é muito alto.”




Chuvas fortes

Segundo os bombeiros, a região sofre com fortes chuvas e com o volume de água, o Rio Serra Branca e o Riacho Doce encheram.
 
De acordo com os bombeiros, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA), foi acionado para auxiliar os militares que se deslocavam por terra.
 
Pelos vídeos divulgados pela corporação, é possível notar que parte das estradas que dão acesso ao local estão tomadas pela água e cheias de lama.
 
No local, três dos ilhados foram retirados por uma tirolesa – os outros seis, foram resgatados pela Companhia Especial de Operações Aéreas (CEOA), todos com vida.
 
Nas imagens, é possível ver o helicóptero dos bombeiros de Minas aterrissando em uma região montanhosa, com fluxo intenso de água e muito vento.





Qual a diferença entre tromba d’água e cabeça d'água?

A cabeça d'água é um fenômeno que ocorre quando há o aumento rápido do nível de um rio, córrego ou cachoeira durante chuva forte nas partes altas do curso d'água. Ela é mais comum em regiões íngremes e de rochas resistentes a infiltração. A cabeça d’água ocorre longe das nascentes e é comum em vales.

A tromba d'água é um fenômeno natural no qual uma coluna de água que se assemelha mais a um tornado se forma sobre uma massa de água, na maioria das vezes sobre o mar. Ela é formada por nuvens espessas que se movem, gerando um cone cuja base fica voltada para o alto.