Jornal Estado de Minas

ALERTA DO INMET

Chuvas intensas e risco de alagamento rondam mais de 200 cidades mineiras

Minas Gerais ainda se recupera das chuvas que castigaram cidades nos últimos dias, e já se vê novamente sob alerta que deixa moradores de alguns municípios com medo de que tudo volte a acontecer novamente. Depois de uma trégua, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu comunicado neste domingo (23/1) para mais de 200 cidades mineiras.




 
As pancadas de chuva podem ser fortes, chegando a até 50 milímetros, porém está descartada a possibilidade de ventos de tempestade (aqueles com mais de 100km/h, segundo a Escala de Beaufort). A velocidade dos ventos pode variar entre 40 a 60km/h.
 
"Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma alerta válido até o último minuto de hoje (24/1). 
 

No sábado (22/1), a Defesa Civil de Minas Gerais já havia emitido alertas de fortes chuvas e granizo para algumas cidades do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, especialmente Prata e Uberlândia. Os dois municípios estão incluídos no alerta do Inmet.
 
O alerta veio após a aproximação de uma frente fria, que chegou ao Sul do país durante a madrugada e está 'subindo' pelo Brasil. Segundo o Climatempo, essa frente, somada à umidade que está no interior do continente, provoca as tempestades.




 
Além do Triângulo e Alto Paranaíba, também pode chover forte no Sul de Minas Gerais (inclusive em Capitólio, palco de uma tragédia no começo do ano, quando uma rocha se desprendeu por causa da força das águas das chuvas da região).

Veja a lista completa de cidades que estão em estado de atenção

audima