Jornal Estado de Minas

CHUVA

Atenção: BH tem alerta de chuva com possibilidade de granizo

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta, nesta quinta-feira (20/1), para a possibilidade de chuva de granizo na capital mineira. 

De acordo com o órgão, o aviso é válido para as próximas duas horas.




 
A Defesa orienta que as pessoas procurem um lugar seguro para se alojarem e que não permaneçam em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos.
 
Também pede para que as pessoas não fiquem no alto de morros, topo de prédios, torres de linhas telefônicas e de energia elétrica. Não é recomendável estacionar debaixo de árvores.

Mais cedo, o órgão emitiu um alerta para pancadas de chuva na capital mineira.

Segundo o órgão, após a trégua, a chuva deve voltar ainda hoje. Há grande possibilidade de pancadas isoladas de até 30mm e raios e rajadas de vento ocasionais em torno de 50km/h até as 8h desta sexta-feira (21/1).

"Hoje tem possibilidade de chuva em áreas isoladas na região metropolitana, mas chuvas de pouca duração. No fim de semana, diminui possibilidade", afirmou o  meteorologista Claudemir de Azevedo. 

A estação convencional de Belo Horizonte, localizada no Bairro Santo Agostinho, já registrou valome acumulado de 481mm entre o dia 1º e a manhã dessa quarta (19/1), valor correspondente a 46,2% acima da média histórica para o mês de janeiro que é 329,1mm.





 

Alertas por SMS


Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS.
 
Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
 
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

audima