Jornal Estado de Minas

CHEGOU PRA FICAR

Prepare o ventilador! Calor vai aumentar e BH deve flertar com os 35ºC

Para os belo-horizontinos que já estão reclamando do calor, calma: vai piorar. A capital mineira superou os 31ºC nesta quarta-feira (19/1), se aproximou da temperatura mais alta de um janeiro predominantemente chuvoso até agora e vai encarar uma alta no termômetro nos próximos dias: a sensação térmica vai superar os 35ºC, garante a meteorologia.




 
"Certamente vai passar dos 35ºC. A temperatura no termômetro mesmo, não a sensação, vai superar os 34ºC", afirma o meteorologista Ruibran dos Reis, do ClimaTempo. "Já era esperado: esta segunda quinzena de janeiro será marcada por temperaturas elevadas".
 
"Dez da manhã e esse calor duzinferno", reclama um morador de BH. Prepare-se: vai ficar mais quente...
 
 
 
É o que estudioso do ClimaTempo avisa: pelo menos até domingo (23/1), o calor só vai aumentar. "A massa de ar quente voltou a atuar no estado. Teremos um calor forte até o próximo domingo. Cada dia o calor vai ganhar mais força", afirma Reis.
 
 
 
BH registrou hoje 31,2ºC. A temperatura mais alta de janeiro é 31,8ºC, observada no último domingo (15/1). Antes dessa onda de calor, o clima chuvoso predominou. Para se ter uma ideia, no dia 8, a temperatura mais alta não passou de 21,4ºC, considerada baixa para o verão. 




 

Chuvas

 
As chuvas não vão abandonar o belo-horizontino. "Justamente por causa desse calor pode favorecer a formação de pancadas no fim da tarde. Devemos ter essas chuvas rápidas, mas sempre com calor", diz o meteorologista ao ressaltar a "volta" das características típicas da estação do ano.
 

E em Minas?

 
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estão previstas pancadas de chuva com trovoadas isoladas nesta tarde em Belo Horizonte, Região Metropolitana, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Oeste e Central Mineira. Nas outras áreas há apenas possibilidade de chuva isolada. 
 
O Inmet também aponta que estas pancadas, por vezes fortes, devem ocorrer até sexta-feira (21/1) na maior parte do estado. 
 
No estado, a máxima deve alcançar 35°C no Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Mucuri. Enquanto a mínima ocorreu em Monte Verde, Sul de Minas, 11,8°C. 
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Ricci
 
 
 
 





audima