Jornal Estado de Minas

OURO FINO

Represa rompe, atinge pastos, estrada e interdita ponte no Sul de Minas

Uma represa que servia como reservatório de água na fazenda São Sebastião, no Bairro Tanque, em Ouro Fino, no Sul de Minas, se rompeu na manhã desta sexta-feira (14/1). De acordo com a Polícia Militar do Meio Ambiente, somente pastagens, sub-bosques de floresta de mata atlântica e uma estrada vicinal que liga à zona rural foram atingidos e ninguém se feriu.




 
 

Foi atingida também uma ponte que faz limite entre os municípios de Ouro Fino e Inconfidentes, via zona rural no Bairro Tanque. O local foi interditado imediatamente e recebeu sinalização pela Defesa Civil de Inconfidentes.
 
A barragem tinha tamanho, aproximado, de 45 mil metros quadrados de área inundada, com cerca de 112 mil m³ de água. 
 
Em nota, a Prefeitura Municipal de Ouro Fino afirmou que a Defesa Civil esteve presente no local juntamente com a Polícia Ambiental, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e demais autoridades competentes para tomar quaisquer medidas que fossem necessárias.




 
 
 
“O rompimento da Barragem ocorreu na “represa do Delvo”, fotos antigas começaram a circular nas redes sociais e uma possível enchente geral assustou toda população. A Barragem estourou, sim, o prejuízo infelizmente ocorreu, peixes morreram, vegetações, porém residências não foram atingidas, nem moradores, inclusive os órgãos competentes voltarão na semana que vem ao local, para averiguar e resgatar pelo menos um pouco da perca ambiental. A Prefeitura agradece todo o empenho das autoridades e tranquiliza moradores”, afirmou a Prefeitura.
 
Represa tem 160 metros quadrados de comprimento (foto: PMMA)

Fiscalização em 2020

De acordo com a Polícia Ambiental, no dia 18 de setembro de 2020, uma equipe do 3° Gp MAmb de Ouro Fino realizou uma fiscalização no local e identificou a irregularidade da construção da barragem. Na época, foi lavrado um auto de infração e o local chegou a ser embargado. A fazenda é de propriedade de um morador da cidade de Ouro Fino; ele não foi encontrado pela polícia.
 
“Cabe ainda ressaltar que na data da primeira fiscalização não havia um acúmulo considerável de água na barragem. A ocorrência se encontra em andamento para apuração de demais crimes ambientais que possam ter ocorridos, pois nos locais por onde a água passou ainda há um certo acúmulo impedindo o acesso da guarnição”, afirmou a PMMA.
 
(Iago Almeida / Especial para o EM).
 
Dono da fazenda não foi encontrado pela polícia (foto: PMMA)




audima