Jornal Estado de Minas

COVID E INFLUENZA

Governo de Minas investiga caso de flurona notificado em Uberlândia

Um possível caso de flurona em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, está sendo está sendo investigado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Ao todo, o estado tem 14 notificações de possíveis contaminações duplas, por Influenza e coronavírus ao mesmo tempo.





A notificação foi feita por um laboratório privado. De acordo com o governo mineiro, até dia 11 de janeiro, foram reportados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais detecções laboratoriais de coinfecção por coronavírus e influenza em Araxá (1), Belo Horizonte (1), Ipatinga (1), Itamonte (1), Juiz de Fora (5), Monte Carmelo (1), Poço Fundo (2), São Lourenço (1) e Uberlândia (1).

Não foram notificadas mortes e, ainda de acordo com a Secretaria de Saúde estadual, a pasta está acompanha a evolução dos registros e aguarda orientações técnicas do Ministério da Saúde para conclusão da investigação.

Por meio de nota, o governo diz ainda que “antes da pandemia não era raro haver a detecção de gripe associada a outras doenças virais. Mas agora, começaram a ser identificados os primeiros casos de coinfecção causadas pelos vírus Influenza e SARS-CoV-2 no Brasil, em um momento em que a circulação de ambos se mostra mais intensa”

As implicações dessa coinfecção específica, como quadro clínico, gravidade, duração e complicações, ainda estão sendo estudadas ao redor do mundo. Por fim, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais ressalta a importância de se manter os protocolos sanitários tanto para COVID-19 quanto para Influenza: "lavagem constante das mãos, uso de máscara, distanciamento social e vacinação”.




audima