Jornal Estado de Minas

Risco desnecessário

Bombeiros alertam para perigos que devem ser evitados durante chuvas

Não se pode dar sopa para o azar, ou seja, as pessoas não devem facilitar num grande período de chuvas, principalmente quando se trata de cheias de rios e construções que são passíveis de acidentes. Pois o descuido de curiosos, que se aventuram para ver enchentes, rios cheios, é uma das preocupações do Corpo de Bombeiros, que está emitindo um alerta para que as pessoas evitem correr riscos e que fiquem em casa.





 

São muitos os casos de pessoas ou grupos que se arriscam a para ver de perto os efeitos da chuva. Um desses pontos é na estrada que liga Lagoa Santa a Jaboticatubas. Lá, uma ponte sobre o Rio das Velhas marca a divisa dos dois municípios.

A ponte é nova, construída há pouco tempo, no entanto, a antiga ponte, que dava passagem para apenas um veículo, não foi demolida e é nesta que está o perigo.


Muitas pessoas, atraídas pela cheia do Rio das Velhas, estão indo até essa ponte, e às vezes, até carros, para ver a cheia. O perigo consiste no fato de que a água está no nível da ponte e uma elevação das águas pode ser fatal para as pessoas que ali se arriscam.


E tendo esse local como exemplo, os bombeiros fazem alertas, pois em muitas cidades, é comum ver pessoas se arriscando em atitudes como as que acontecem na ponte sobre o Rio das Velhas. Já foram registrados casos, no passado, de pessoas que estavam em cima de uma ponte e acabaram sendo levadas pelas águas, quando a estrutura ruiu.





As recomendações do Corpo de Bombeiros

 

Durante chuvas intensas


Se estiver no carro


Sob risco de inundações ou desabamento

 

Cuidados


Em caso de Tempestades


Cuidado com Raios

Deslizamentos de terra e desmatamento

 

Prevenção

 


 

audima