Jornal Estado de Minas

CHUVAS EM SABARÁ

'Mesma situação de 2020', diz morador de Sabará sobre as enchentes

Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte, amanheceu com rastros da inundação do Rio das Velhas, nesta segunda-feira (10/1). Lama, prejuízos em casas e comércios, pista escorregadia e muita preocupação é o cenário desta manhã na cidade. 





Após um pequeno período de estiagem, órgãos municipais com a colaboração de moradores fazem aos poucos a limpeza da cidade. A reportagem do Estado de Minas esteve na cidade nesta manhã e viu de perto o trabalho dos cidadãos que estão em mutirão para a limpeza das ruas. No local, muita lama trazida pelo rio ocupa toda a região.

Órgãos municipais e moradores fazem a limpeza das ruas (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)


Em uma loja de peças de carro, na Avenida Expedicionário Romeu Jerônimo Dantas, Bernardino Calixto de Almeida, de 71 anos, ajudava a tirar a lama da loja do seu genro. "Todo ano que chove, temos esta situação que se repete e nós sempre temos que arcar com os prejuízos", relatou.

Segundo Bernardino, o prejuízo só não foi maior porque eles colocaram muitas mercadorias em prateleiras mais altas. "Em 2020 esteve igual. Essa mesma situação. Situação difícil. A gente tá vendo o prejuízo e não pode socorrer nada", desabafou. 







No caminho entre Sabará e Belo Horizonte, a reportagem avistou na BR-262 a queda de cerca de dez barrancos. Até o momento, os bairros mais atingidos em Sabará são chegando pela BR-262: Roça Grande, Catita, Caieiras e Paciência e Arraial Velho.
 
Quem passa pela ponte no Bairro Caieiras observa rastros dos entulhos trazidos pela água (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
 
Na ponte do bairro Caieiras, entrada de Sabará, o nível da água baixou um pouco e já se pode ver vários galhos de árvores debaixo da estrutura. Quem passa pelo local observa os rastros por onde a água passou. 

No Centro da cidade a situação é pior. As ruas estão tomadas pelas águas do Rio das Velhas. Veja a situação do local:

Nível da água na Estátua Borba Gato, Centro, Sabará (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

 
*Estagiário sob supervisão do editor Benny Cohen





audima