Jornal Estado de Minas

IMUNIZAÇÃO

Prefeitura de BH monta esquema especial para vacinação de crianças

A prefeitura de Belo Horizonte começou a preparar um esquema especial para a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos – a estimativa é de 193 mil pessoas nessa faixa etária na capital. O município vive a expectativa de chegada de novas doses da Pfizer depois que o Ministério da Saúde divulgou as regras para imunização do público infantil.





A pasta assegura que o primeiro lote de imunizantes destinadas ao público-alvo chegará ao Brasil, no máximo, na próxima quinta-feira (13/1). A partir daí, BH começará um esquema para aplicar as doses, inclusive com abertura de novos pontos de vacinação.

“Se recebermos do Ministério da Saúde este quantitativo total de doses, vamos vacinar todas as crianças em sete dias. Inclusive, com perspectiva de abertura de ponto de vacinação no sábado”, explica o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.

O planejamento do município prevê a imunização das crianças em conjunto com as demais faixas etárias que já estão no prazo para receber a dose de reforço.
 
A prefeitura entende que, caso receba do Ministério da Saúde um quantitativo inferior de doses, fará a convocação das crianças de forma escalonada.

“É muito importante que as crianças recebam a vacina antes do início das aulas. Sabemos que a primeira dose já oferece uma importante proteção. Estamos presenciando um aumento no número de casos de doenças respiratórias e quanto mais pessoas vacinadas, menor a circulação de vírus”, acrescenta o secretário.
 
Belo Horizonte já atingiu 100,5% da população acima de 12 anos com primeira dose. Já com a segunda dose e dose única o índice chega a 93%, e 24,2% com dose de reforço ou dose adicional.





audima