Jornal Estado de Minas

SUBVENÇÃO

União garante habilitação de 30 UTIs para Santa Casa de Patos de Minas

A Santa Casa de Misericórdia em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, teve 30 leitos de UTI habilitados pelo Ministério da Saúde. Com isso, a unidade passa a receber subvenção federal para manter o funcionamento. A publicação já foi feita no Diário Oficial da União.





O governo passa a garantir recursos da ordem de R$ 4.193.587,20 por ano à unidade de saúde. Esse dinheiro será incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC), do Estado de Minas Gerais e Município de Patos de Minas para garantir o funcionamento do serviço.

As 30 UTIs já estão ativas na Santa Casa, mas são custeadas pelo Executivo local. “Desafoga os cofres públicos e permite direcionar os recursos a outras demandas igualmente importantes”, disse a secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta.

Na última semana, o prefeito de Patos de Minas, Luiz Eduardo Falcão, teve um reunião com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga em Brasília e outra pauta que o município do Alto Paranaíba espera ser viabilizada é a também habilitação da Santa Casa para prestar atendimento a pacientes com câncer, em parceria com o Centro Oncológico AZ do Noroeste.

“O ministro foi a favor dessa reivindicação, o que deve se concretizar ainda no primeiro semestre de 2022. Até lá, vamos custeando os atendimentos por meio de convênio direto com a clínica”, explicou Falcão. 

Os representantes municipais ainda levaram ao ministro a situação dos pacientes cardiológicos em tratamento pelo SUS. Segundo o prefeito, a intenção é trazer de volta a Patos de Minas a cardiologia, que há alguns anos foi levada para fora da macrorregião.




audima