Jornal Estado de Minas

ALERTA

Maus-tratos a animais preocupam ONG após confirmação de caso de raiva em BH

O Movimento Mineiro pelos Direitos Animais emitiu uma nota de preocupação por possíveis casos de maus-tratos a animais depois que a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte confirmou que o gato encontrado morto na Região da Pampulha no dia 15 de dezembro testou positivo para a raiva.



"Todos os animais mamíferos, cães e gatos em especial, são expostos a esta doença zoonótica, assim como nós, humanos. Esclarecemos que cães, gatos e morcegos não são vilões, mas vítimas da irresponsável intervenção humana em suas vidas! A crueldade contra eles é crime previsto em leis estadual e federal", ressalta trecho da nota. 

O Movimento afirma que possivelmente a raiva foi transmitida por morcegos existentes na região. "A migração dos morcegos da zona rural para os centros urbanos é uma realidade, já que as matas com frutas e insetos, que são sua fonte de alimentação, vêm sendo ocupada pela pecuária, mineração, garimpo, empreendimentos imobiliários etc", afirma.

De acordo com a PBH, o raio das ações preventivas e de bloqueio será de mil metros do local onde foi encontrado o animal. ''Os agentes de zoonoses repassam orientações para a população quanto aos cuidados e é feita a verificação vacinal dos animais domésticos.", assegurou a SES, por meio de nota nessa sexta-feira (31/12).



É importante ressaltar que não há ocorrência de casos de raiva humana em Belo Horizonte desde 1984 e que os últimos registros de raiva felina e canina datam de 1985 e 1989, respectivamente.

O movimento aponta que a forma de proteção de humanos e animais contra a doença e controle da mesma é com a vacinação anti-rábica e castração em massa.

VACINAÇÃO

Desde o dia 20 de dezembro, a PBH intensificou a vacinação contra a raiva de animais e ampliou os pontos de imunização. Confira os pontos em cada uma das regionais da cidade:

Barreiro

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro (CECG-B). Avenida Antônio Praça Piedade, 68 - Bonsucesso.
Horário de funcionamento: 7h às 16h;

Leste

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste (CECG-L). Rua Antônio Olinto, 969 - Esplanada.
Horário de funcionamento: 7h às 16h; 

Noroeste

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste (CECG-NO). Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33 - Caiçara.




Horário de funcionamento: 7h às 16h;

Oeste

Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste (CECG-O). Rua Alexandre Siqueira, 375 - Salgado Filho.
Horário de funcionamento: 7h às 16h;

Pampulha

Avenida Professor Magalhães Penido, 770 – São Luiz
Horário de funcionamento: 8h30 às 16h30.

Centro de Controle de Zoonoses. Rua Edna Quintel, 173 - São Bernardo.
Horário de funcionamento: 8h às 17h.

(Com informações de Bel Ferraz)