Jornal Estado de Minas

'CARRO DA VACINA'

Contagem vai levar vacina contra COVID pra pertinho de população com carros

Se a montanha não vai a Maomé... Contagem decidiu levar a sério o conhecido provérbio para ampliar a rede de imunizados contra COVID-19 na cidade. A partir desta quarta-feira (22/12), a prefeitura passará por todas as oito regionais com o "Carro da Vacina" para aplicar, nessa estrutura mesmo, os imunizantes.




 
Ao todo, serão oito veículos, do modelo Fiat Doblô, adaptados para levar as equipes de imunização a cada uma das oito regiões da cidade. Os horários serão estendidos para o período da noite, a fim de dar oportunidade para as pessoas que chegam do trabalho após o horário comercial.
 
"A escolha do horário do 'Carro da Vacina' é estratégico, porque o ponto de vacinação que a cidade tem hoje, que funciona em horário estendido, é o do Big Shopping. Então, a pessoa que mora numa região mais distante não vai precisar fazer esse deslocamento tão grande para se vacinar", explica a prefeitura, por meio de nota.
 
A ideia da administração municipal é visitar todos os cantos do município entre o fim deste ano e o início de janeiro. Nesta semana, já está definido que quatro regionais serão contempladas. 




 
Nesta quarta-feira (22/12), serão as regionais:
 
  • PETROLÂNDIA
    Local: Praça Maria Paula
    Horário: 15h às 19h

  • RESSACA
    Local: Praça do Sol
    Horário: 16h às 20h

  • NACIONAL
    Local: Rua Capitólio, Xangrila
    Horário: 16h às 19h
 
E nesta quinta-feira (23/12), será a regional:
 
  • VARGEM DAS FLORES
    Local: Rua F, 63 -  Tupã
    Horário: 9h às 16h
 
De acordo com a administração municipal, todas as oito regionais serão atendidas e a programação da próxima semana já está sendo elaborada. A divulgação será feita principalmente no site e nas redes sociais da prefeitura, mas também carros de som percorrerão a cidade avisando onde será a próxima parada do “Carro da Vacina”.
 

Público-Alvo

 
Confira quem pode se vacinar no “Carro da Vacina”:
 
  • Primeira dose para pessoas a partir de 12 anos
  • Segunda dose para pessoas a partir de 12 anos
  • Dose de reforço para pessoas a partir de 18 anos, com cinco meses da segunda dose
  • Dose de reforço para pessoas imunossuprimidas a partir de 18 anos, com 28 dias da segunda dose
 
Para se vacinar, é necessário levar o documento de identificação, o CPF, comprovante de residência e o cartão de vacina.
 

Números da vacinação  

 
Segundo a prefeitura, até a última terça-feira (14/12), 87% das pessoas acima de 12 anos estavam vacinadas com a primeira dose, 79% com a segunda dose e 9% com a dose de reforço.




 
De acordo com a diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Kacilda de Assis, é preciso melhorar esses números para alcançar a meta de cobertura vacinal.
 
“Essa é mais uma ação para incentivar a vacinação contra a COVID-19 e garantir o acesso da população mais vulnerável à imunização. Não basta tomar a primeira dose para ficar protegido, é fundamental tomar a segunda dose e também a dose de reforço”, afirmou.
 
Só neste fim de semana (18 e 19/12), de acordo com a administração municipal, foram aplicadas 1.252 doses, através do “Carro da Vacina”, no evento Natal de Luz e nas Feiras do Industrial e Eldorado.

audima