Jornal Estado de Minas

ENCHENTE NO JEQUITINHONHA

'Galera da Eletrônica' recupera, de graça, aparelhos submersos pelas águas

Um grupo de técnicos em eletrônica de Palmópolis, cidade do Vale Jequitinhonha atingida pelas chuvas e pela enchente no Rio Jucuruçu, está recuperando, de graça, os aparelhos eletroeletrônicos que foram inundados nas casas ribeirinhas. O grupo, chamado 'galera da eletrônica', entrou no espírito de solidariedade, assumido por outros profissionais do município, para ajudar a quem precisa.



"Nem tudo está perdido", afirma Josias Almeida Brito, técnico em eletrônica e um dos integrantes do grupo. Ele disse que a sua galera recuperou fornos microondas, geladeiras, televisores, roteadores, fontes, ventiladores, misteiras, batedeiras, aparelhos de som, máquinas de lavar e outros aparelhos.

"Uma senhora simples, que mora na beira do rio e que havia perdido todos os móveis, estava muito triste e disse pra gente que não queria perder a sua geladeira. Nós fomos lá e recuperamos. Ela ficou emocionada e nem sabia como agradecer”, disse Josias.

A emoção dessas pessoas simples de Palmópolis é o combustível que impulsiona as boas ações da 'galera da eletrônica', que orienta as pessoas que tiveram aparelhos eletroeletrônicos submersos ou arrastado pelas águas de rios e córregos, para não entrar em desespero, pensando que perdeu o seu bem.



“Se o aparelho não tiver ficado ligado na tomada, debaixo d’água, dá pra recuperar”, comenta Josias. Segundo ele, uma boa limpeza nos componentes eletrônicos pode resolver o problema. Também é importante não ligar o aparelho na tomada sem fazer essa limpeza.

Dicas da 'galera da eletrônica':

1 – Não jogue fora o aparelho que ficou submerso nas águas;
2 – Evite ligar o aparelho na energia elétrica sem antes fazer uma limpeza geral, inclusive nos componentes eletrônicos;
3 - Limpar esses componentes eletrônicos com álcool isopropílico. Caso não tenha esse álcool, usar o álcool normal;
4 – Para a limpeza, usar um pincel ou escova de dente;
5  –  Depois da limpeza, secar com cuidado, e depois ligar;
6 – Se nada disso funcionar, chamar um técnico.

audima