Jornal Estado de Minas

Transporte

Pontos de ônibus de Contagem passarão a ter tecnologia de QR Code


Os usuários dos ônibus municipais de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, poderão consultar as informações de cada ponto de ônibus, em tempo real, por meio de QR Code, a partir desta quinta-feira (16/12).




 
O objetivo é que os passageiros programem suas viagens, ao apontar a câmera do celular para as placas instaladas nos principais pontos de embarque e desembarque da cidade.  A ação é da prefeitura, idealizada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon).
 
A primeira placa com QR Code será inaugurada nesta quinta-feira, às 9h, na Avenida João de Deus Costa, em frente ao número 19. No mesmo dia, Contagem recebe placas em cinco pontos de ônibus, localizados na região da sede, na Avenida João de Deus Costa e nas ruas Bernardo Monteiro, Coronel João Camargos e Francisco Miguel, além de outros sete pontos localizados na região Ressaca, na Avenida das Américas.
 
Segundo a prefeitura, até o primeiro semestre de 2022, serão mais de 150 pontos equipados com a ferramenta.
 
 

Como vai funcionar

 
Ao acessar o QR Code, o usuário será direcionado para uma página do SigaBus, aplicativo de mobilidade por ônibus da cidade, que informará o tempo que falta para cada veículo chegar ao ponto de ônibus onde ele está.




 
O usuário também pode ter acesso a outros dados no aplicativo, como as linhas que passam por aquele ponto, os quadros de horários e os itinerários. O SigaBus está disponível, gratuitamente, nas lojas de aplicativos de Android e IOS.
 
Segundo a prefeitura, o formato de informação via QR Code tem um custo menor que os painéis eletrônicos, que estão presentes em 30 pontos de ônibus de Contagem. 
 
De acordo com o diretor de Transportes da Transcon, Luís Castilho, a tecnologia irá facilitar o acesso dos usuários à informação em tempo real.
 
“O QR Code é uma nova forma de disponibilizar, ao usuário dos ônibus municipais, a informação de quanto tempo falta para o seu ônibus chegar. Além de agilizar a informação, será possível expandir a tecnologia para outros lugares da cidade”, afirma o diretor.
 

audima