Jornal Estado de Minas

1.590 FAMÍLIAS CONTEMPLADAS

Começa nesta quarta (15/12) o pagamento do Programa Renda Básica em Araxá

A prefeitura de Araxá começa a distribuir o pagamento do Programa Renda Básica Araxá nesta quarta-feira (15/12). A iniciativa do executivo é um subsídio financeiro mensal de até R$ 200 distribuído a pessoas em situação de pobreza na cidade do Alto Paranaíba - cuja situação ficou ainda mais desafiadora com a pandemia da COVID-19.




 
Segundo a secretária municipal de Ação Social, Cristiane Gonçalves Pereira, a ideia da renda básica vem para complementar outras ações que a prefeitura oferece para a população vulnerável. “Onde essas famílias terão autonomia para investir o dinheiro, seja para o pagamento de uma conta de água, luz, remédio, botijão de gás, ou de outros gastos básicos de qualquer pessoa”, comenta.
 
Cerca de 160 famílias participaram da cerimônia de entrega do Cartão da Família, que será utilizado para quem se inscreveu no projeto e teve o cadastro aprovado pela Secretaria Municipal de Ação Social. A reunião ocorreu na segunda-feira (13/12), no Teatro Municipal de Araxá.
 
160 familiares estiveram presente durante a entrega do cartão que dará acesso ao valor do projeto (foto: Reprodução/Prefeitura de Araxá)
 
 
Ao todo, 1.590 famílias foram contempladas com o auxílio. De acordo com o prefeito Robson Magela (Cidadania), o programa busca oferecer acolhimento para pessoas que passam por problemas financeiros. “Muitas pessoas perderam seus empregos durante a pandemia e inúmeras famílias estão passando por dificuldades”, diz.
 
O dinheiro ficará disponível por 12 meses – caso a família não consiga se estabelecer economicamente durante este tempo, haverá prorrogação por igual período.
 
“Com o aumento da inflação, as coisas estão ficando cada vez mais caras, e esse auxílio chega em bora hora para as famílias”, destaca Mauro Chaves (Republicanos), vice-prefeito de Araxá.




audima