Jornal Estado de Minas

SE A MONTANHA NÃO VAI A...

Valadares vai vacinar contra COVID adolescentes faltosos na sala de aula

Os adolescentes ausentes nas salas de vacinas de Governador Valadares serão, agora, vacinados nas salas de aula das escolas onde estudam. Essa foi a alternativa encontrada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Valadares para diminuir o déficit vacinal desse público. O mutirão começa a partir desta quarta-feira (8/12).




 
A administração municipal vai começar a vacinação nas instituições de ensino a partir das 8h na Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Erloz e na Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa. O objetivo é imunizar adolescentes de 12 anos ou mais, que ainda não se vacinaram contra a COVID-19.
 
Para os adolescentes que já se vacinaram com a primeira dose, os vacinadores vão aplicar a segunda dose. Os alunos já foram orientados pelas equipes de saúde de saúde sobre a importância da imunização e receberam uma autorização para que levem para casa e tragam preenchida e assinada pelos pais ou responsáveis. Além disso, eles deverão levar à escola cartão de vacinas e cartão do SUS.
 
A SMS, por meio do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), vai continuar articulando com outras escolas para que a ação seja expandida. Caso tenham dúvidas, os pais foram orientados a procurar a unidade de saúde mais próxima de casa.




 
“É preciso aumentar a cobertura vacinal para que o cenário epidemiológico da cidade continue melhorando e assim consigamos aos poucos retomar as atividades com segurança”, afirma a secretaria municipal de saúde, Caroline Sangali.
 
Considerando a importância das vacinas, a prefeitura decidiu ampliar a vacinação contra a COVID-19 durante o Natal Iluminado, evento que está acontecendo na área central da cidade. Durante esta semana, a administração municipal vai manter o posto de vacinação contra a COVID-19 na Praça dos Pioneiros. 

Uma equipe de imunização vai estar presente para vacinar as pessoas entre 18h e 21h. Serão disponibilizadas 1ª, 2ª e 3ª dose. 

audima