Jornal Estado de Minas

BOA NOTÍCIA

Programa de sustentabilidade no campo volta às escolas depois de 11 anos

Dificilmente dezembro de 2010, no Sesc de Belo Horizonte, sairá da memória da professora Eliana Cristina Costa e do estudante Edisley Rodrigues, à época com 14 anos, aluno do 9º ano da Escola Estadual Modesto Antônio de Oliveira, de Capitólio, Sudoeste de Minas Gerais.



Foi nessa época que a mestra e o aluno receberam um notebook cada pela vitória no Programa Semeando, criação do Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Fameg), que retorna em 2022 com a parceria do Sebrae, para levar às crianças e educadores uma compreensão crítica e global sobre a importância do agronegócio e a relação campo-cidade.

“A minha experiência com o Programa Semeando foi ótima. Desde o início participei de capacitações e desenvolvi as atividades em sala de aula, incentivava os alunos, conscientizava sobre a importância da preservação e cuidado com 'nossa casa', que é o meio ambiente”, conta a professora de Ensino Religioso e que era supervisora do programa na época.

“Quando a redação de Edisley foi selecionada, ficamos muito felizes, pois o aluno sempre foi muito dedicado, estudioso e responsável, e participar em BH da premiação foi maravilhoso, com certeza está na nossa memória afetiva, o carinho de como tudo aconteceu”, conta. A professora leciona na mesma escola e Edisley foi para Ouro Preto cursar engenharia.





Outros professores e alunos podem começar a sonhar como o que Eliana e Edisley passaram. Nesse retorno, depois de 11 anos, o Semeando pretende estimular a formação de futuros cidadãos, conscientes da importância da preservação ambiental, sustentabilidade do sistema e visão empreendedora. As ações serão direcionadas a alunos e professores do Ensino Fundamental das escolas municipais e estaduais de Minas.

Juntos, os alunos e professores serão orientados para gerar valores e atitudes para que os pequenos atuem com empreendedorismo no desenvolvimento de iniciativas coletivas locais e na conservação e utilização adequada dos recursos naturais.

Segundo a gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Liziana Rodrigues, o Programa Semeando fez um trabalho maravilhoso levando conhecimento sobre o agro brasileiro e estimulando jovens e crianças a seguir este caminho de formação. 



“Hoje, com todas as mudanças no mercado de trabalho e tantas notícias distorcidas sobre o agronegócio, é fundamental retomarmos as atividades do programa. Queremos plantar a semente de conhecimento para colher um futuro de qualidade para a produção rural”, disse.

O Semeando acontecerá entre fevereiro e novembro de 2022. Ao final do programa, os alunos participarão de um concurso cultural com desenho e redação. Os alunos e professores vencedores, ou seja, o 1º lugar do concurso de redação e o 1º lugar do concurso de desenho, das 10 regionais do Sistema Faemg, receberão um tablet como prêmio.

Para saber mais, acesse as redes sociais do programa, que já estão no ar: @programa_semeando no Instagram e no Facebook.

audima