Jornal Estado de Minas

LEVANTAMENTO INÉDITO

Cidades mais bolsonaristas em Minas registram mais mortes e casos de COVID

Uma pesquisa inédita mostrou que as cidades mineiras com maiores percentuais de voto a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2018 apresentam indicadores de mortalidade e incidência da COVID-19 piores do que aquelas onde Fernando Haddad (PT) venceu.





 

Conforme o estudo ecológico conduzido pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e pelo Hospital Lifecenter, a incidência da doença nos municípios mais bolsonaristas é 1,3 maior do que nas localidades que preferiram Haddad. Já a diferença da mortalidade é de 1,6. A informação foi veiculada, inicialmente, pelo jornal “O Tempo” e confirmada pelo Estado de Minas.

 

"Uma hipótese é realmente o efeito negacionista no comportamento das pessoas em relação ao uso de máscara, distanciamento social e uso do álcool. Essa diferença fica visível", diz o infectologista Bráulio Couto, do Uni-BH.

 

O estudo do hospital e do centro universitário também comparou a vacinação nos dois “perfis” de municípios. Nesse quesito, porém, não houve diferença significativa entre os mais bolsonaristas e ou que tenderam ao Partido dos Trabalhadores.





 

No total, Bolsonaro venceu a eleição em 445 cidades mineiras, o equivalente a 52,1% dos 853 municípios do estado.

 

A pesquisa também concluiu a eficácia da vacinação para a diminuição da mortalidade e da incidência da enfermidade nas cidades mineiras. "A porcentagem da população completamente vacinada contra o Sars-Cov-2 é inversamente proporcional à mortalidade e incidência", ressalta o estudo.

 

O levantamento contou com a colaborado do infectologista Carlos Starling. Ele integra o Comitê de Enfrentamento à Pandemia da COVID-19 da Prefeitura de BH.

 

Veja, abaixo, a lista das cidades em que Bolsonaro venceu no 2º turno em Minas Gerais:

 

 

 

 

 

 

audima