Jornal Estado de Minas

NOVA ETAPA

Uberaba atinge 90% de vacinação da 2ª dose dos adultos e vai encerrar drive

Após convocar todas as idades contidas no Plano Nacional de Imunização contra a COVID-19 (população em geral acima de 12 anos), Uberaba chegou a 90% dos adultos com a 2ª dose ou dose única.




 
Desta forma, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, na próxima sexta-feira (26/11), serão encerrados os atendimentos da vacinação no drive-thru do Shopping Uberaba e no ponto de vacinação do Praça Shopping Uberaba.

Na próxima segunda-feira (29/11) a imunização no município acontecerá em 12 unidades básicas de saúde.

“Aplicação de vacinas faz parte da rotina de atividades das unidades de Saúde e com o avanço da vacinação em Uberaba, e consequente diminuição da demanda, é um caminho natural que as vacinas sejam enviadas para as Unidades de Saúde”, explicou a coordenadora da Comissão de Vacinas de Uberaba, Ana Vera Abdanur.




Segunda ela, a vacinação nas unidades de saúde seguirá sendo realizada mediante a distribuição de senhas, sendo 150 no período da manhã, 150 no período da tarde e 100 no período da noite.

“Dessa forma, a capacidade de vacinação no município será de aproximadamente 5 mil doses por dia”, finaliza.  
 
Seguem sendo vacinadas em Uberaba com a 1ª dose as pessoas acima de 12 anos. Já com a 2ª, todas as pessoas que tomaram AstraZeneca e CoronaVac, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, já podem procurar qualquer um dos postos de vacinação.
 
“O alerta fica para as pessoas que tomaram a 1ª dose da Pfizer, pois o governo do estado liberou uma nota técnica que autoriza a aplicação da 2ª dose em um intervalo antecipado para 21 dias. Já a dose de reforço está sendo aplicada em toda a população acima de 18 anos que já tenha recebido a 2ª dose no prazo de 5 meses”, ressaltou a nota da secretaria.




 
Conforme o Vacinômetro de Uberaba, atualizado pela prefeitura nessa segunda-feira (22/11), a cidade já aplicou 492.981doses da vacina contra a COVID.
 
Desde o início da pandemia, já foram contabilizados na cidade 45.101 casos positivos, sendo que 1.371 pessoas morreram.
 

 

audima