Jornal Estado de Minas

OPERAÇÃO BYPASS

Operação policial combate 'gatos' de água em Contagem

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) cumprem mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (18/11) em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A operação, que mobiliza 30 policiais e 18 técnicos, combate ligações fraudulentas de água, os chamados 'gatos', em nove endereços da cidade.




 
Segundo a PCMG, o esquema de distribuição irregular envolve um ex-funcionário da companhia, que pediu demissão na semana passada, e dois terceirizados. A suspeita é de que eles cobravam propina para fazer instalações e religações solicitadas pelo clientes. 

"Quando caía no sistema uma ordem de serviço de ligação ou religação, em vez cumprir com o dever, o funcionário começava a negociar para realizar o atendimento. Ora ele atrasava para que a pessoa fosse compelida a contribuir, ora recebia o pagamento e não só ligava ou religava, como também ofertava o serviço fraudado, através de um equipamento que a gente chama de bypass. Ele liga, faz uma interceptação externa e liga internamente à residência sem que a água seja computada pelo hidrômetro", explicou o delegado Guilherme Saback.

"O esquema beneficiaria um lava-jato no Bairro Arvoredo, além de um condomínio com 40 casas em Contagem", disse o delegado.

"Quando a gente realiza o pagamento da nossa conta, ali está sendo cobrado valor de custeio e distribuição de toda a rede de distribuição. Na medida em que as pessoas fraudam, a gente passa a ter que contribuir mais para que a rede se sustente", complementou. 
 
Esta matéria está em atualização 

audima