Jornal Estado de Minas

ESQUEMA DE FACILITAÇÃO

Polícia prende três suspeitos de facilitar aquisição de CNH no Sul de Minas

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) iniciou, nesta terça-feira (16/11), a segunda fase da 'Operação Dólos'. As investigações, iniciadas há um ano, apuraram um esquema de facilitação para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Três Corações, Sul de Minas. 





Foram expedidos três mandados de prisão preventiva contra pessoas da mesma família, entre proprietários e instrutores de uma autoescola da cidade. Na primeira fase da operação, a PCMG já havia feito 10 prisões.

Em nota, o chefe do 6º Departamento de Polícia Civil em Lavras, delegado-geral Pedro Paulo Marques, afirmou que os suspeitos vão responder pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, inserção de dados falsos no sistema público e também corrupção passiva. 

De acordo com as investigações, algumas autoescolas na cidade de Três Corações facilitavam a aprovação dos alunos, além de não exigirem a confirmação de presença nas aulas teóricas e práticas por meio da biometria, burlando o sistema. 





Segundo o delegado-geral, aprendizes reprovados em cidades vizinhas se direcionavam até Três Corações, falsificavam de documentos, comprovantes de endereço, e com isso, obtinham a aprovação na cidade.

Além das prisões, foram decretadas medidas cautelares prevendo a proibição do exercício de atividades referentes à obtenção de CNH ou o comparecimento dos suspeitos em locais de exames práticos e teóricos.

"Hoje se encerra uma parte da investigação. O Núcleo Correcional do 6º Departamento continua apurando o possível envolvimento de funcionários públicos, policiais ou não, nessa empreitada criminosa", explicou o delegado-geral, Pedro Paulo Marques, conforme comunicado disponibilizado pela assessoria da Polícia Civil.

As ações policiais foram coordenadas pelo 6º Departamento de Polícia Civil em Lavras, pelo Núcleo Correcional da PCMG e pela Delegacia Regional de Polícia Civil em Três Corações.

*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz





audima