Jornal Estado de Minas

CASAMENTO COLETIVO

Três irmãos vão se casar no mesmo dia no interior de Minas

Muriaé, município localizado na Zona da Mata mineira, vai ser palco, nesta sexta-feira (12/11), do casamento coletivo de 220 casais. Dentre os noivos, estão três irmãos, Paloma, Polyane e Paulo, que vão participar do mutirão. 


Os três irmãos, que vão se casar na mesma data e local, estão ansiosos para o grande dia. "Muita felicidade, muita ansiedade. É tudo esta semana", comentou Paloma Cruz de Oliveira. "É muito bom, muito positivo para a família. E uma oportunidade. Se não fosse agora, ia demorar algum tempo ainda para o casamento. Estou desempregado", contou o irmão Paulo de Oliveira.



A irmã, Polyane de Oliveira, também está animada. "Estou numa ansiedade danada para chegar sexta-feira e a gente se casar. É o meu sonho casar, ainda mais quando a gente ama", disse a irmã de Paloma, Polyane de Oliveira, referindo-se ao marido. 

Entre as certidões estão também as de um homem, seu pai e sua mãe. Os pais casarão com outros companheiros, no mesmo dia em que o filho formalizará sua união com a mulher com quem vive em união estável. Na lista de participantes há somente dois casais homossexuais.

A cerimônia será realizada no salão nobre do Centro Universitário Faminas, parceira do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na proposta, com direito a tapete vermelho, marcha nupcial, fotos, benção, troca simbólica das alianças e outras lembranças. "São vários os parceiros que se uniram para tornar esse momento único e realizar um sonho que é de muitos, de formalizar o casamento. Acredito que os casais que venceram a pandemia, com mais razão ainda, devem celebrar a união e comunhão de vida", comentou o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Muriaé, Juliano Veiga.





Segundo o juiz, não houve custo para os casais. O TJMG e o Centro Universitário Faminas contaram com a parceria do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Muriaé e da Ordem dos Advogados do Brasil - 36ª Subseção.

O evento será realizado de acordo com os protocolos estipulados pelo Comitê de Enfrentamento à COVID da região: uso de máscara e álcool em gel. "O casamento acontecerá em dois turnos, um na parte da tarde e outro na parte da noite, respeitando o limite de pessoas orientado pela prefeitura", comentou o professor do curso de Direito e do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faminas e coordenador do Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre), Eduardo de Assis Pinheiro.

Requisitos para participar

Para participar da celebração, era necessário preencher os requisitos e realizar inscrição. "Os inscritos deveriam ter renda familiar inferior a dois salários mínimos, estar convivendo em união estável, de fato, há mais de um ano", informou o juiz. 

Outro critério era morar na Região de Muriaé. "Há pessoas da zona rural, semianalfabetas. E a nossa motivação é dar oportunidade para as pessoas exercerem seus direitos. O curso de Direito é essencialmente ligado à cidadania. O nosso trabalho é, portanto, levar cidadania a quem precisa", mencionou o professor Eduardo Pinheiro.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira 




audima