Jornal Estado de Minas

SAÚDE MENSTRUAL

Uberlândia vai distribuir absorventes para alunas da rede de ensino

Alunas da rede municipal de ensino de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, vão receber absorventes higiênicos gratuitamente. O decreto que estabelece diretrizes para a execução dessa política pública foi assinado pelo prefeito Odelmo Leão (PP). O documento foi ratificado pelas secretarias municipal de Governo, de Educação e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação.




 
A iniciativa será válida a partir do ano letivo de 2022 e, segundo o município, deve beneficiar pelo menos 4 mil alunas, a partir dos 11 anos de idade, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e matriculadas, inclusive em organizações da sociedade civil parceiras da Secretaria Municipal de Educação. 
 
O decreto regulamenta no âmbito municipal a lei federal 14.214, sancionada em outubro deste ano e que instituiu o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual.

“Como eu costumo dizer, nós, como poder público, precisamos ser facilitadores. E, na garantia do acesso à Educação, que é um direito universal, também atuamos dessa forma. Hoje, a rede municipal de Uberlândia conta com uma série de ações para estimular a permanência dos alunos e o decreto de agora se soma a essas medidas”, disse o prefeito Odelmo Leão.
 
Será destinado um orçamento de R$ 336 mil para a aquisição dos absorventes higiênicos. O fornecimento será feito por meio de cotas mensais, conforme as necessidades das estudantes matriculadas na rede de ensino. Para a seleção de beneficiárias, serão usadas como referências as inscrições no programa federal Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico. 
 
Além da entrega do produto, a Secretaria de Educação promoverá ações educativas e de conscientização sobre o ciclo e a saúde menstrual e da mulher como um todo. Haverá acompanhamento da frequência e permanência das alunas contempladas pelo decreto. As secretarias de Governo e Comunicação, Saúde e de Desenvolvimento Social, Habitação e Trabalho atuarão de forma solidária para a aplicação do programa.




audima