Jornal Estado de Minas

CRISE HÍDRICA EM UBERABA

Com baixa vazão do Rio Uberaba, transposição do Rio Claro é religada

A última semana de intenso calor e sem chuvas significativas dentro da bacia hidrográfica do Rio Uberaba, no Triângulo Mineiro, revelou novamente o estresse hídrico deste manancial. Mesmo com a presença de chuvas na cidade desde o início de outubro, após quase seis meses de estiagem, a vazão do Rio Uberaba continua oscilando. No total deste ano já são 122 dias de acionamento do Rio Claro.




 
Segundo a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) de Uberaba, a vazão do Rio Uberaba começou a decair novamente no meio da semana passada, sendo que no sábado (6/11) o sistema de transposição do Rio Claro foi acionado para garantir vazão extra para o Rio Uberaba.
 
“Dois dos cinco motores foram religados para bombear cerca de 400 litros/segundo. Assim, o Rio Uberaba, na Estação de Captação da Codau, voltou a ter uma vazão em torno de 1.000 l/s. Este volume é baixo para o mês de novembro”, declarou a Codau.
 
Ainda conforme a Codau, no último final de semana o consumo de água na cidade foi intenso, sendo necessário fechar no domingo (7/11) dois Centros de Reservação para recuperação de seus níveis.




 
“Foram fechados o CR-4, que atende a região centro/norte da cidade e o CR-11, que abrange a região nordeste, onde estão cerca de 40 bairros. 
Na manhã desta segunda-feira (8/11), todos os 11 Centros de Reservação amanheceram abertos”, finaliza nota da Codau.
 
O presidente da companhia, José Waldir de Sousa Filho, complementa que mesmo com a baixa vazão do Rio Uberaba em novembro, por enquanto não há previsão de retomada das manobras diárias de fechamento dos reservatórios, seja durante o dia ou nas madrugadas. “Mas a engenharia da Codau está atenta e acompanhando 24 horas por dia a situação do abastecimento."
 
"Caso as chuvas voltem a se firmar, com certeza não será necessário retomar este planejamento com os Centros de Reservação para assegurar o equilíbrio da distribuição de água em Uberaba. Quanto à transposição do Rio Claro, seguimos com o sistema montado e operando conforme a necessidade”, destacou o presidente da companhia.

audima