Jornal Estado de Minas

MAIS ESTRUTURA

Ortopedia do Hospital Municipal de Valadares conta agora com fisioterapia

Os pacientes ortopédicos do Hospital Municipal de Governador Valadares, atendidos no anexo do Hospital São Vicente, estão recebendo atendimento de fisioterapia pré e pós-cirúrgica desde o início desta semana.





A iniciativa é resultado de uma pareceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o curso de Fisioterapia da Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Os atendimentos serão feitos nas segundas e quartas-feiras, de 13h30 às 17h30min. 

“Isso é algo impactante, no ponto de vista de assistência à população. O nosso objetivo é reduzir as sequelas das fraturas, pois só a cirurgia, em alguns casos, não é suficiente. O paciente precisa do movimento e com este trabalho integrado de fisioterapia, podemos ter um prognóstico cada vez melhor”, explica o médico Alcides Lopes Junior, coordenador da Ortopedia do Hospital Municipal, no anexo do Hospital São Vicente.

Os atendimentos na ortopedia são ambulatoriais, com consultas e orientações quanto aos cuidados e exercícios indicados para pacientes pré e pós-operatórios, para uma perfeita reabilitação de cada caso, de acordo com o preceptor Leonardo Peres. Ele acredita que o projeto é algo novo, que vai agregar muito para traumato-ortopedia. 





“Nossos alunos vão poder aplicar as habilidades adquiridas nas disciplinas e isso traz um ganho muito grande na formação desses profissionais”, diz Peres.
 
A aluna do curso de Fisioterapia da Univale, Aline Bárbara Andrade Carvalho, disse ser privilegiada em participar desse estágio. “Com esta oportunidade podemos ter uma vivência clínica, pois é um momento de contato direto com os pacientes que enriquece nosso currículo e por fim visa uma qualidade cada vez melhor de atendimento e recuperação pra ele”, diz.

A descentralização dos atendimentos de ortopedia, que até julho de 2021 eram oferecidos aos pacientes no Hospital Municipal, foi necessária, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali, para melhorar o fluxo de atendimento para estes pacientes. 

“A medida foi tomada para humanizar o atendimento em saúde na cidade. Os espaços onde ficava a ortopedia precisou se transformar em uma UTI COVID-19. Então os pacientes ortopédicos estavam sendo atendidos no corredor do hospital. Por isso, analisamos, planejamos e fizemos uma gestão responsável para alocar estes pacientes de forma adequada e humanizada”, diz.
 
O coordenador do setor de ortopedia do HM, Alcides Lopes, vê o anexo como um enorme ganho para a assistência no município. “Nosso hospital é referência para a região em trauma e com o atendimento aqui conseguimos melhorar o fluxo assistencial de pré e pós-operatório destes pacientes trazendo a hotelaria do HM para este espaço. Já que o setor de ortopedia foi também foi muito machucado pela pandemia”, afirma.




audima