Jornal Estado de Minas

BAIRRO SÃO JOSÉ

Galpão de empresa pega fogo em Belo Horizonte

 
Um incêndio de grandes proporções atingiu o galpão de uma empresa no Bairro Parque São José, Região Oeste de Belo Horizonte, no início da manhã desta terça-feira (19/10). Ninguém ficou ferido. O imóvel foi parcialmente destruído e imóveis vizinhos foram evacuados.





A empresa fabrica insumos para órgãos de emergência, salvamento e atendimento médico como mantas, pranchas de imobilização, materiais de salvamento veicular, entre outros. Há produtos inflamáveis, segundo os bombeiros. O fogo se concentrava no subsolo.

A auxiliar de educação Luiza Saurino, de 24 anos, é uma das moradoras que tiveram que sair de casa por causa do incêndio. “Veio um motoqueiro que vende pães na rua, umas 5h30, e ele chamou para falar que estava pegando fogo aqui do lado. Vi a fumaça e chamei os vizinhos. Foi quando viemos para a rua, começamos a ligar para os bombeiros e eles chegaram”, conta a jovem, que estava em casa com a irmã. 

Confira o vídeo do repórter fotográfico Leandro Couri


Luiza disse que quando os bombeiros começaram o combate ao fogo, a fumaça aumentou muito e tomou conta da rua. Eles tiveram que correr para uma outra via. “Até filme na hora a gente tentando sair. Eu fiquei com muito enjoo e falta de ar, mas quando fui para um lugar tranquilo, respirei”, explicou. Os moradores que tiveram as casas isoladas seguem aguardando o fim do combate.



 

Pouco antes do meio-dia, os bombeiros ainda trabalhavam no local. “Conversei com uma funcionária do galpão e ela disse que ainda tem uma parte pegando fogo”, informou Luiza. 



Ainda segundo ela, circula entre os moradores a informação de que uma casa que fica nos fundos do galpão, num nível abaixo do imóvel, teria sido danificada com a queda da parede relatada pelos bombeiros, mas eles ainda não conseguiram confirmar a situação. 

Ainda segundo os bombeiros, por segurança, os imóveis vizinhos precisaram ser evacuados porque ainda havia risco de propagação das chamas. A rua foi isolada.

Incêndio é visto de longe em bairro de BH (foto: Filipe Barone/Divulgação)


O tenente Henrique Barcelos, do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, informou que moradores de nove residências precisaram sair de casa e estão em segurança. O fogo começou antes da chega dos funcionários do local. “Ainda estamos em combate efetivo porque as chamas são altas. Já houve colapso das paredes laterais e aos fundos. Temos frentes de combate com acesso direto a esse foco de incêndio”, explicou.  “Temos o proprietário aqui e ele suspeita de um trabalho realizado no dia anterior, uma solda”, explicou o militar sobre as possíveis causas do incêndio.

“Neste momento, o incêndio já encontra-se isolado, contudo, parte da estrutura da empresa está entrando em colapso o que impede a atuação dos bombeiros no interior do imóvel. Dessa forma, os militares realizaram a abertura em dois pontos para ventilar o ambiente e ao mesmo tempo o ataque direto às chamas em três flancos”, informou a comunicação do Corpo de Bombeiros às 11h46. (Colaborou TV Alterosa)

audima