Jornal Estado de Minas

PLANTANDO A SEMENTE

Uberaba: jornalista propõe criação de museu nos moldes de Inhotim na cidade



Inspirado no Museu Inhotim, localizado em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o jornalista uberabense Heitor Atila Fernandes apresentou nesta quarta-feira (6/10), na Câmara Municipal de Uberaba (CMU), a proposta para criar um museu a céu aberto no bairro Univerdecidade.




 
Segundo o jornalista, a proposta foi muito bem recebida pelos vereadores e, ao final da fala dele, a secretária de Governo, Indiara Ferreira, disse que marcará uma reunião com os responsáveis pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e também Fundação Cultural de Uberaba (FCU). 
 
Atila defende a ideia de que Uberaba tem potencial para abrigar o maior museu a céu aberto do mundo.
 
“A Univerdecidade, que tem cerca de 700 hectares, é o lugar adequado para o projeto, pois possui grande extensão, amplos espaços abertos, muito verde, centros tecnológicos, instituições de ensino e também parques. Tudo isso só fortalece a criação de um grande museu a céu aberto nesta localidade e, desta forma, podemos nos transformar no maior museu a céu aberto do mundo, já que temos muitos pontos fortes”, destacou o jornalista.
 
Atila também ressalta que o projeto busca valorizar a arte, cultura e o turismo da cidade, além de gerar emprego e renda com as obras e esculturas.
 
O vereador Marcos Jammal, que convidou o jornalista para propor o assunto para os demais vereadores, assegurou que vai defender a proposta.
 
“Muito viável e extremamente interessante para nossa cidade. O museu vai dar mais visibilidade aos artistas de Uberaba e região, que poderão expor suas obras”, considerou Jammal.




audima