(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INDICAÇÃO

Estado de Minas está entre os finalistas do Prêmio CNT de Jornalismo

A série 'Arriscando a própria vida em defesa da natureza', elaborada em formato multimídia, está entre os trabalhos indicados


07/10/2021 16:40 - atualizado 07/10/2021 19:03

Incêndio florestal
A reportagem multimídia enfoca o combate aos incêndios florestais pelo ar, por conta do esforço dos pilotos de helicóptero e de avião (foto: Pixabay/Reprodução )
O jornal Estado de Minas chega à final de mais um concurso nacional de jornalismo. A série de reportagens "Arriscando a própria vida em defesa da natureza", elaborada em formato multimídia, publicada pelo EM e pelo Portal UAI,  está entre os trabalhos indicados como finalistas do 28º Prêmio CNT de Jornalismo, promovido pela Confederação Nacional do Transporte. 


Um  dos concursos mais disputados do jornalismo nacional, o Prêmio CNT contempla trabalhos nos meios impresso, internet, rádio e televisão. A série "Arriscando a própria vida em defesa da natureza", de autoria do repórter Luiz Ribeiro, com edição de vídeo de Larissa Kümpel, foi publicada no dia 1º de janeiro de 2021.  

A série foi selecionada para a final do Prêmio CNT na categoria "Transporte e Meio Ambiente", juntamente com trabalhos do Correio Braziliense, Portal UOL, O Estado de São Paulo e Rede Amazônia/Rede Globo. 

A reportagem multimídia enfoca o combate aos incêndios florestais pelo ar, por conta do esforço dos pilotos de helicóptero e de avião. Além da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), iniciada em 2020, no mesmo ano o Brasil viveu um outro drama, que já vinha de anos anteriores: as queimadas, que somente em nove meses (janeiro a setembro do ano passado) devastaram 30,67 milhões de hectares, atingindo em cheio o cerrado, o Pantanal e a Amazônia.

"A devastação provocada pelos incêndios florestais, no entanto, não foi maior devido ao esforço de homens, que se soma ao trabalho dos brigadistas e se arriscam na tentativa de salvar a natureza. Esses heróis são os pilotos de aviões e helicópteros que usam suas habilidades no transporte da água pelo ar, a fim de combater o fogo em locais de difícil acesso por terra, normalmente, em regiões de relevo acidentado e perto de morros, onde o perigo é dobrado", relata a reportagem finalista do Prêmio CNT. 

Por meio de produção em vídeo, o trabalho multimidia mostra a  dedicação, a habilidade e a coragem dos pilotos, com as dificuldades e sensação nas missões de combate às chamas  pelo ar narradas com depoimentos deles próprios. 

Outros prêmios conquistados pelo Estado de Minas


Ainda em 2020, o jornalismo do Estado de Minas foi reconhecido com a conquista de outros prêmios. O EM foi o vencedor do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional/edição 2020, na categoria nacional de mídia impressa, com a série de reportagens "Conservação e uso racional da água: sustentabilidade e renda no semiárido", de autoria do repórter Luiz Ribeiro.

O Estado de Minas teve duas séries de reportagens premiadas na 9ª edição do Prêmio CDL/BH de Jornalismo, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte: "Criatividade na pandemia: lucro de porta em porta", de autoria do repórter Luiz Ribeiro, ficou em segundo lugar na categoria jornalismo impresso; "Desafios do transporte diante da pandemia", de autoria dos repórteres Luiz Ribeiro e Mateus Parreiras, terceiro lugar na categoria internet.
 
Este ano, o jornal também foi vencedor do Prêmio ABMES de Jornalismo, com a reportagem ''Diplomas de 1,6 milhão de estudantes ameaçados pela Reforma Tributária, de Junia Oliveira. 

Além disso, o EM teve quatro trabalhos escolhidos como finalistas, em duas categorias do 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo - etapa Minas Gerais, cuja entrega foi marcada para a noite desta quinta-feira (7/10). 

Foram selecionadas, na categoria texto, as séries de reportagens  "Negócio em casa", de Luiz Ribeiro, Marta Vieira, Natasha Werneck e Tim Filho e "Reinvenção das nossas tradições", de Gustavo Werneck, Luiz Ribeiro e Marta Vieira.

Na categoria Fotos do Prêmio Sebrae, Luiz Ribeiro foi indicado à finalista com os registros fotográficos "Volta aos tempos dos mascates" e "Reinvenção na pandemia".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)