(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEMPORADA CHEGANDO

Chuvas: 10% da população de Contagem moram em áreas de risco

Levantamento mostra que moradores de 223 áreas podem sofrer com alagamentos ou deslizamentos de terra na cidade da Grande BH


30/09/2021 20:47 - atualizado 30/09/2021 20:53

Ângela Gomes, subsecretária de Proteção e Defesa Civil de Contagem, apresenta os 223 pontos onde há riscos durante chuvas
Ângela Gomes, subsecretária de Proteção e Defesa Civil de Contagem, apresenta os 223 pontos onde há riscos durante chuvas (foto: Janine Moraes/Prefeitura de Contagem)
Um levantamento feito pela prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, mostra que 10% da população vivem em áreas de risco de deslizamentos de terra ou de alagamentos.
 
Os dados foram coletados para a campanha de prevenção à próxima temporada de verão, que deve começar a partir de outubro, chamada "Contagem se prepara para as chuvas".
Ao todo, são 223 pontos que exigem maior atenção de técnicos da Defesa Civil, prefeitura e até moradores.
 
São 19.050 famílias que podem ser diretamente afetadas em caso de chuvas intensas de forma contínua, o que dá uma população estimada em 66.675 pessoas, algo em torno de 10% do total de moradores de Contagem, que, segundo a estimativa deste ano do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esteja em 673.849 habitantes.
 
"É um número significativo de pessoas, que também devem atuar em parceria com a prefeitura, pois só assim a política de proteção do poder público se torna efetiva. A dinâmica da conscientização e da participação popular é muito importante para nos ajudar a salvar vidas", afirma a subsecretária de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes.
 
Ela lembra que, além dos gestores de cada regional, Defesa Civil e outros órgãos públicos de resgate e salvamento, núcleos integrados com moradores foram criados -- e mais alguns serão formados em outros bairros, para que todos possam ajudar em um momento de emergência.
 
A prefeitura começou a criar muros de contenção em alguns bairros, e também algumas soluções diferenciadas, como o "Jardim de Chuva", na Praça Tancredo Neves (um dos pontos marcados no mapa), que vai servir para "escoar" a água das tempestades para evitar alagamentos.

Na região do "Buracão", na Vila Bandeirantes, legumes e árvores estão sendo plantadas nas encostas , para que as raízes ajudem na firmeza da terra.
 
A cidade já passou por um teste nesta semana, quando uma tempestade de mais de 67mm atingiu o município. Ainda que 60 pessoas tenham ficado desalojadas , o estrago só não foi maior por causa de um muro de contenção que ainda está sendo construído no Beco Maria José Chiodi.

Como a obra não está concluída, o barro e lama invadiram as residências, que foram limpas com cloro por meio de uma força-tarefa da prefeitura.

Dados atualizados

O mapa, que está disponível também online , divide as áreas em riscos baixo, médio e alto. "Antes, o número de áreas de risco hidrológico identificadas eram apenas 22. Os gestores se baseavam por dados e boletins emitidos pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Para se ter uma ideia, o levantamento mais atual é de 2012", explica Ângela.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)