Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Contagem registra menor número de mortes por COVID em agosto

Um balanço divulgado pela prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, apontou que o número de mortes por COVID-19 no município caiu 90% nos últimos quatro meses.
 
Em abril, considerado o pior mês de 2021, 356 pessoas perderam a vida por causa da doença ou problemas relacionados ao coronavírus. Já em agosto, o número foi de 35 óbitos.




 
Os dados mostram também queda no número de internações na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na enfermaria para casos de COVID-19.
 
Em agosto, 742 pacientes ficaram internados na UTI e 1.429 na enfermaria. O número é semelhante ao registrado em maio de 2020, quando a pandemia estava no início.
 
A maior quantidade de internações em 2021 ocorreu também em abril, com a segunda onda do coronavírus, quando 2.929 pacientes precisaram de leitos de UTI – a cidade chegou a ficar sem vagas disponíveis por vários dias.
 
A diretora da Vigilância Epidemiológica de Contagem, Roseli Gomes de Andrade, lembra que, embora haja redução dos indicadores da COVID-19, os números ainda são muito elevados. "É claro que reduziu muito em relação ao nosso grande pico de 2021, mas ainda requer cuidados, principalmente com a identificação recente da transmissão comunitária da variante Delta", afirma.




 
Dados do Vacinômetro, do governo estadual, consultados nesta segunda-feira (27/9), mostram que Contagem imunizou 83,01% da população acima de 18 anos com a primeira dose da vacina. 
 
Para o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, é urgente e necessário que a vacinação nessa faixa etária seja concluída.
 
"A primeira dose está disponível para os adultos. É preciso que todos procurem os postos para se imunizar e completar o esquema vacinal, pois ainda não sabemos como será o impacto das novas variantes já que o vírus continua circulando”, explica

audima