(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Estudo aponta elevação no contágio pela COVID-19 no Campo das Vertentes

Informação referente à região foi divulgada no informativo epidemiológico semanal da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)


25/09/2021 21:58 - atualizado 25/09/2021 22:10

Média móvel de casos da COVID-19 em São João del-Rei registrou elevação de 16% em comparação ao índice aferido no dia 8 de setembro
Média móvel de casos da COVID-19 em São João del-Rei registrou elevação de 16% em comparação ao índice aferido no dia 8 de setembro (foto: Prefeitura de São João del-Rei/Divulgação)
Apesar da maioria das cidades do Campo das Vertentes estar em uma zona de redução no ritmo de contágio, os últimos boletins epidemiológicos divulgados pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) registram aumento no número de municípios que apresentam elevação no ritmo de infecção pela COVID-19.
 
De acordo com o último levantamento semanal publicado na quarta-feira (22/9) pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da instituição, há 15 cidades em desaceleração no fluxo de contaminação pelo novo coronavírus.
 
Logo, entram nessa lista os seguintes municípios: Alfredo Vasconcelos, Bom Sucesso, Capela Nova, Dores de Campos, Ibituruna, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ressaquinha, Ritápolis, São João Nepomuceno, Santa Bárbara do Tugúrio e Tiradentes.
 
Por outro lado, há 14 localidades que estão em elevação no ritmo de contágio. Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Lavras, Nazareno, Ribeirão Vermelho, São Tiago e Santa Cruz de Minas são algumas delas.
 
As demais cidades que compõem a lista e ficam em situação de alerta são Barroso, Carandaí, Ijaci, Rio Doce, São João del-Rei, Santa Rita de Ibitipoca, e Senhora dos Remédios. Esses municípios especificamente, conforme o penúltimo boletim da UFSJ publicado no dia 15 de setembro, estavam em redução no ritmo de contágio.
 
Logo, vale destacar que a universidade vem contabilizando, desde o início deste mês, cada vez mais cidades em uma situação preocupante, quando no boletim do dia 1º de setembro havia oito municípios em elevação. Com publicações semanais, a UFSJ constatou nos informes subsequentes 10, 13 e, agora, 14 municípios na faixa de alerta.
 
Já as localidades de Alfredo Vasconcelos, Barbacena, Coronel Xavier Chaves, Luminárias, Perdões e São Vicente de Minas foram enquadradas no último informe epidemiológico em uma zona de estabilidade, o que significa dizer que os estudiosos não tiveram meios para comparar matematicamente as médias móveis.
 

Barbacena e São João del-Rei

Um dos destaques do estudo, São João del Rei apresenta elevação no ritmo de contágio. Nesse sentido, a média móvel da cidade turística registrou 17,3 casos/dia – uma elevação de 16% em comparação ao índice de 14,9 registros diários aferido no dia 8 de setembro. Barbacena, no entanto, registra estabilidade pela segunda semana consecutiva, com média de 13 notificações por dia.
 
Conforme apontam os estudiosos na publicação, a média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga. “Ela consiste na média de novos casos dos últimos sete dias. A comparação da média móvel atual com a de 14 dias atrás fornece a tendência de contágio em determinado município”, destaca trecho do estudo.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)