(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVO CONTRATO

Coleta seletiva vai chegar a mais 16 bairros e alcançar 30% de Contagem

Com a reestruturação, serão 54 bairros atendidos pela coleta de materiais recicláveis. Aumento foi possível graças a novo contrato com cooperativas da cidade


22/09/2021 19:40 - atualizado 22/09/2021 20:04

Cooperativa de reciclagem de Contagem assinou novo contrato com prefeitura e vai ampliar o serviço
Cooperativa de reciclagem de Contagem assinou novo contrato com prefeitura e vai ampliar o serviço (foto: Janine Moraes/PMC)

 
A partir da próxima semana, Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, deve fazer a coleta de lixo reciclável em ao menos 30% da cidade. A ampliação do serviço, que será expandido para outros 16 bairros, foi possível após assinatura de novo contrato de cooperação com catadores de recicláveis, feito nesta quarta-feira (22/9).
 
No total, 54 bairros serão atendidos com a coleta nas portas das casas, além de 127 condomínios residenciais, totalizando 16.700 apartamentos. As equipes passam com o caminhão uma vez por semana recolhendo os plásticos, papéis, vidros e metais separados pela população.
 
Além disso, existem também 13 pontos de entrega voluntária em diversos espaços públicos situados nos bairros que não são atendidos pela coleta seletiva.
 

Mais toneladas recolhidas 

 
João Batista de Lima Filho, superintendente de Planejamento em Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente, afirma que Contagem recolhe hoje 9,7 toneladas de material reciclável por dia de coleta, e que, com a ampliação do serviço, o total pode passar de 15 toneladas.
 
"A coleta contribui diretamente para a preservação dos recursos naturais, a ampliação da vida útil do aterro sanitário e, principalmente, para a geração de trabalho e renda dos catadores", explica. 
 

Peça fundamental: os catadores 

 
O novo contrato amplia a atuação dos catadores nos serviços de informação e mobilização da população, além de maior autonomia da gestão, colocando em prática a capacitação e treinamento recebidos até o momento. 
 
"Não adianta estruturarmos o programa se a população não nos apoiar. Nossa parceria com a população tem que ser enorme. E é aí que a participação dos catadores se faz tão importante, pois por meio do programa de comunicação e mobilização, os moradores receberão mais informações, promovendo a mudança de cultura e utilização do serviço prestado", completa a secretária de Meio Ambiente, Maria Thereza Camisão. 
 
A cidade tem duas cooperativas que reúnem recicladores - a Associação dos Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis (Asmac) e a Associação Rede Solidária de Contagem (Coopercata) -, mas ainda há catadores que não estão associados. A ideia da prefeitura é fazer uma espécie de mutirão para incluí-los.
 
"Nós trabalhamos com pessoas acima de 60 anos, que ficavam muitas vezes se sacrificando na rua para catar material. Agora, com a coleta com caminhões e máquinas, essas pessoas vão receber o material nos galpões, realizando internamente a triagem dos recicláveis nestes locais”, afirma a presidente da Asmac, Erci Maria Gomes.
 
O Programa Municipal de Coleta Seletiva estabelece que, até 2036, 100% da cidade terá a coleta seletiva acontecendo de forma efetiva.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)