Jornal Estado de Minas

PREVISÃO

Sábado de muito calor, com máxima próxima dos 40º em Minas

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sábado (18/9) em Minas Gerais foi de muito calor. Os termômetros chegaram aos 37,9º em Campina Verde, no Triângulo Mineiro. No Sul de Minas foi registrada a temperatura mínima neste sábado, 13,1º em Maria da Fé.  As informações são do meteorologista do Climatempo, Ruibran dos Reis.



O céu ficou nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuva isolada no Sul, Sudoeste e Zona da Mata. Entre o Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce e na Grande BH, o céu ficou parcialmente nublado a claro. Nas demais regiões, céu ficou claro a parcialmente nublado com névoa seca.

Belo Horizonte teve céu claro a parcialmente nublado, com névoa seca na parte da tarde. O belo-horizotino foi surpreendido pela umidade que atingiu 13% entre 15h e 16h, de acordo com Ruibran dos Reis. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.

A temperatura máxima da capital mineira foi de 32,9ºC. A temperatura mínima registrada na Estação Meteorológica da Pampulha foi de 18,7º. 

Para este domingo (19/9), a previsão é parecida, também com tendência de céu claro a nublado, com névoa seca a tarde, e temperaturas em ligeira elevação - os termômetros devem ficar entre 17º e 33º, com umidade relativa do ar entre 20%, a tarde (indicativo de tarde seca), e 80%.



"A previsão é de muito calor e sol. Isso por causa de uma massa de ar quente que atua desde o início do mês", disse Ruibran dos Reis. 

Já na segunda-feira (20/9), na capital, aumenta a nebulosidade. Neste dia, temperaturas variando entre a mínima de 17º e a máxima de 32º. Por enquanto, os belo-horizontinos podem esquecer da chuva. Para os próximos dias, a previsão é que o índice fique abaixo de 10% na capital.

"Podemos ter um refresco a partir de quarta-feira (23/9) com a chegada dos ventos do oceano atlantico'', acrescentou o meteorologista.

Recomendações da Defesa Civil

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h;
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

audima