(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ButanVac

Rigor marca seleção de candidato a ButanVac no Sudoeste de Minas

São Sebastião do Paraíso assinou protocolo com o Butantan e voluntários passarão por triagem neste sábado (18/9)


16/09/2021 17:50 - atualizado 16/09/2021 17:55

Voluntários serão monitorados ao longo de um ano por pesquisadores do Instituto Butantan e USP
Voluntários serão monitorados ao longo de um ano por pesquisadores do Instituto Butantan e USP (foto: Bryan Felipe/Divulgação )
 
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso assinou termo de cooperação com o Instituto Butantan e a Universidade de Pesquisa Clínica do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto para testes clínicos em voluntários da ButanVac, primeira vacina 100% brasileira contra a COVID-19. Três cidades da região já assinaram com o Butantan: Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Itamogi. A equipe poderá avaliar até 428 pessoas, mas apenas 100 serão escolhidas, conforme o condicionamento físico delas.

São vários os requisitos para ser um voluntário da ButanVac. Em São Sebastião do Paraíso, o interessado vai se inscrever no site oficial da Prefeitura – www.ssparaiso.gov.br. A pessoa tem que ter entre 18 e 59 anos, não ter tomado nenhuma dose da vacina e também não ter contraído a doença. O processo de triagem desses voluntários será realizado na Câmara Municipal, no sábado, a partir das 9h.



Os pacientes voluntários serão submetidos aos exames de swab e sorológico, para identificar se já tiveram a doença ou não. Na segunda-feira, eles tomarão a vacina em Ribeirão Preto. A prefeitura negociou junto às instituições a possibilidade de uma ajuda de custo no valor de R$ 250 por dose aplicada, mesmo com a disponibilidade do transporte cedido para a pesquisa. Serã aplicadas duas doses ao longo do teste, em Ribeirão Preto.

Durante a coletiva dessa quarta-feira (15/9) à noite, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, explicou todo o processo da pesquisa. Nessa etapa, a vacina, que já foi testada em seres humanos, será submetida a uma amostragem maior e não haverá o processo de placebo. Dessa forma, todo mundo que participar da pesquisa receberá a imunização com a Coronavac ou ButanVac. Todos os voluntários serão acompanhados pelos pesquisadores da USP e do instituto ao longo de um ano. No final, serão divulgados os resultados da eficácia da vacina contra a COVID e suas variantes.

No final da tarde, o prefeito Marcelo Morais e o vice, Daniel Tales, se reuniram em coletiva de imprensa para explicar o processo da pesquisa e fornecer mais informações à população. Ele ressaltou a importância desse trabalho que será realizado junto ao Butantan e que possibilitará, além do município poder participar de uma pesquisa que será histórica para o Brasil, ajudará no avanço da vacinação em São Sebastião do Paraíso.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)